HIV: Testes rápidos para detectar vírus são realizados em praça públic

testes HIV teresina praça


Quem teve coragem fez testes rápidos para detectar o vírus HIV  na manhã desta segunda-feira (1º) na Praça João Luiz Ferreira, Centro de Teresina, durante ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids.

Segundo informações obtidas no local, a mobilização foi organizada pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+), Grupo Matizes e Associação de Travestis do Piauí (Atrapi) que distribuiram ainda preservativos e panfletos com informações gerais sobre a doença e suas formas de prevenção.

A coordenadora do RNP+, Belina Bolivar,  dusse que ainda falta informação para a população e ao contrário do que as pessoas dizem, a Aids continua matando. “Ainda é muito complicado falar que você tem a doença e por isso muitas pessoas não procuram tratamento, além disso, o fato de você ser um soropositivo afasta as pessoas. É como se você fosse um criminoso”, falou a coordenadora.

Conforme dados do Ministério da Saúde, do ano passado para cá já foram registrados 2.926 no Piauí. Os homens puxam a lista com 1.962 casos, na sequência vem mulheres (964) e por último homossexuais com 66 casos registrados. Atualmente, boa parte dos soropositivos é formada por adolescentes e jovens com idade entre 13 e 25 anos. Os dados têm preocupado as autoridades de saúde.

Fonte: Da redação do PH com informações do g1/pi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
HIV
Próxima notícia

Dê sua opinião: