Hispamar e Gilat vão lançar banda larga via satélite em Teresina

Novidades serão mostradas no Encontro Provedores Regionais na terça-feira (4)


A Hispamar, filial brasileira da operadora espanhola de telecomunicações por satélite Hispasat, e Gilat Satellite Netwoks Ltd (NASDAQ, TASE: GILT), líder mundial de tecnologia de redes satelitais, soluções e serviços, uniram-se para oferecer no Brasil um novo serviço de conectividade de banda larga satelital de alta qualidade, focado tanto no mercado residencial como no corporativo, com o objetivo de estender o acesso à Internet em áreas do país que hoje estão isoladas digitalmente.

As duas empresas apresentarão esta nova solução para clientes e parceiros no Encontro Provedores Regionais, em Teresina (PI), na próxima terça-feira (4). O evento contará com a participação do Governador do Estado, Wellington Dias, de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Anatel e do gerente comercial da Hispamar, Lucio Baptista de Souza, que fará uma palestra técnica no evento. O objetivo dessa iniciativa é aumentar o alcance das redes de provedores brasileiros de Internet, facilitando o acesso dos cidadãos a um serviço de qualidade, contribuindo para reduzir a exclusão digital e promover o desenvolvimento do Brasil.

Para isso, a Hispamar utilizará a capacidade da banda Ka dos satélites de alto rendimento – ou HTS, por sua sigla em inglês – Amazonas 5 (em funcionamento desde o ano passado) e Amazonas 3 (lançado em 2013), que possuem feixes de cobertura especificamente projetados para o Brasil. A banda Ka permite concentrar a potência do satélite em áreas menores do que as bandas de frequência tradicionais. Isso, juntamente com a disponibilidade de maior largura de banda e a possibilidade de reutilizar frequências permitidas pela tecnologia HTS, significa um aumento direto nas informações que podem ser transmitidas, alcançando velocidades mais altas e conseguindo taxas mais competitivas para os clientes finais.

Sky Edge II-c, a plataforma multisserviço de alta eficiência da Gilat, foi projetada para HTS e permite oferecer uma ampla variedade de soluções para terminais pequenos, que podem proporcionar banda larga acessível de alta qualidade para múltiplos segmentos de mercado. Os terminais de usuário são compacto e de fáceis de implantar, melhorando significativamente o desempenho dos serviços de conectividade via satélite.

As capacidades da banda Ka do Amazonas 3 e do Amazonas 5 cobrem 74,5% da população brasileira, o que representa mais de 145 milhões de pessoas e 48 milhões de domicílios. A tecnologia avançadas desses satélites, complementada pela plataforma de alto desempenho Sky Edge II-c, da Gilat, instalada no teleporte da Hispamar em Caxias do Sul (RS), permite que os clientes da Hispamar disponham de soluções de conectividade completas sem a necessidade de implantar infraestrutura terrestre adicional do que um terminal com pequenas dimensões.

A tecnologia apresentada pela Hispamar e pela Gilat proporcionará acesso residencial de Internet aos brasileiros, bem como serviços de conectividade para operadores de telecomunicações com preços competitivos e alto desempenho, instituições e empresas, como o desenvolvimento de redes corporativas, serviços governamentais e de backhaul ou transporte para facilitar a implantação de redes celulares. Também oferecerá serviços de mobilidade terrestre, aérea e marítima, e facilitará o acesso a serviços de telemedicina e teleeducação.

Além de um sinal de maior alcance e qualidade, a Hispamar entrega aos seus clientes serviços com "bandeira branca", ou seja, sem identificação de propriedade da empresa. Assim, os provedores que adquirirem seus serviços poderão oferecer ao consumidor final banda larga por satélite com suas próprias marcas.

Para reduzir a exclusão digital

A tecnologia de banda larga por satélite é a solução tecnológica ideal para levar o acesso à internet para áreas que carecem de outras infraestruturas de telecomunicações, complementando redes terrestres em casos que ainda não foram implementadas ou não são viáveis, seja por razões físicas ou econômicas. A cobertura de satélite é universal para qualquer ponto sob sua marca, independentemente das distâncias ou dificuldade do terreno, e a implantação do serviço é rápida, porque depende simplesmente da instalação de um terminal e uma antena para que o usuário possa se conectar e desfrutar de Internet banda larga imediatamente, sem ter que esperar pela conclusão de grandes obras de infraestrutura terrestre.

Em muitas regiões que ainda estão isoladas digitalmente, a banda Ka oferecida pela Hispamar e pela Gilat, por meio de operadoras de telecomunicações locais, pode ser a solução para abrir as portas do mundo digital a muitos brasileiros que, neste momento, não podem desfrutar dos benefícios econômicos e sociais da Sociedade da Informação.

Serviço:

ENCONTRO PROVEDORES REGIONAIS

Dia e horário: Terça-feira (4/12) – das 9h às 16h

Local: Bristol Gran Hotel Arrey – Rua Jaime da Silveira, 433 – São Cristóvão – Teresina/PI

Sobre a Gilat

A Gilat Satellite Networks Ltd. (NASDAQ: GILT, TASE: GILT) é um provedor líder de comunicações de banda larga via satélite em todo o mundo. Com 30 anos de experiência, projetamos e fabricamos equipamentos inovadores para segmento terreno, além de fornecer soluções completas e serviços integrais, baseados em nossa tecnologia de ponta. Nosso portfólio, que oferece soluções competitivas de alta qualidade, inclui uma plataforma de rede VSAT baseada na nuvem, modems de alta velocidade, antenas de alto desempenho para serviços de mobilidade e amplificadores de estado sólido (SSPA) e conversores de subida (BUC) de alta potência e eficiência.

As soluções da Gilat suportam um grande número de aplicações, com um catálogo completo de produtos voltados às principais aplicações, incluindo o acesso de largura de banda, backhaul móvel, conectividade em voo, empresarial, marítima, ferroviária, defesa e segurança pública. Tudo isso, mantendo a conformidade com os requisitos de nível de serviço mais exigentes. Os acionistas controladores da Gilat pertencem ao Fundo de Capital Privado FIMI. Para mais informações, visite: www.gilat.com

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: