Saúde

HGV realiza mutirão cirúrgico nesta quinta-feira (15) feriado de Corpus Christi

Serão beneficiados 30 pacientes da urgência e ambulatório.

Quarta - 14/06/2017 às 15:06



Foto: Ascom/HGV HGV
HGV

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nesta quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi, mutirão cirúrgico ortopédico que vai beneficiar 30 pacientes da urgência e Ambulatório Integrado com cirurgias de fratura de fêmur, tíbia, punho, dentre outras. Também estão programadas duas embolizações de aneurisma cerebral e uma cirurgia de coluna, procedimentos que somente o HGV realiza na rede pública.

Em 2017, já foram realizados 24 mutirões e 731 pessoas foram atendidas em diferentes especialidades médicas, sendo 300 em ortopedia. A programação dos mutirões do mês de junho encerra no dia 24, com mais uma ação na área cirúrgica ortopédica.

De acordo com a diretora-geral do HGV, Clara Leal, a ortopedia concentra uma das maiores demandas do hospital. "A média mensal é de 1.100 cirurgias realizadas. Dessas, 300 são ortopédicas, 70 % delas em vítimas de acidentes de trânsito", destaca a gestora.

"Essas ações continuadas têm por objetivo a redução da fila e do tempo de espera por uma cirurgia. Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), conseguimos acelerar o volume de procedimentos cirúrgicos das especialidades com maior demanda”, acrescenta Clara Leal.

O coordenador da Ortopedia do HGV, Wilson Rodrigues, explica que, por conta dos graves traumas provocados por acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas, as cirurgias ortopédicas estão entre as mais procuradas no Sistema Único de Saúde (SUS). "De tão graves, às vezes o paciente é obrigado a passar por mais de um procedimento cirúrgico ”, completa o cirurgião.

Farão parte da equipe médica, os cirurgiões ortopédicos Wilson Rodrigues, Francisco das Chagas, Neomar Soares, Glauson Nascimento, Ayrana Soares, André Flávio e Marcelo Sampaio, além de médicos anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, e pessoal de apoio.

Na Hemodinâmica, as embolizações de aneurismas serão realizadas pelo neurocirurgião Arquimedes Cavalcante. A cirurgia de coluna será realizada pelo neurocirurgião Antônio Carlos Barbosa Sousa.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: