Olhe Direito!

HGV realiza atendimentos gratuitos para Parkinson neste sábado (16)


Hospital Getúlio Vargas, em Teresina

Hospital Getúlio Vargas, em Teresina Foto: CCom

Cerca de 200 mil brasileiros sofrem com o Mal de Parkinson ou apresentam sintomas que indicam a doença. No Piauí, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (16), um mutirão de atendimentos gratuitos, das 7h às 13h, no Ambulatório Integrado do local – prédio azul.

Todas as consultas serão marcadas e realizadas a partir das 7h do mesmo dia, sem a necessidade de encaminhamento prévio pelo posto de saúde. O paciente deve apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS.

Segundo o coordenador do mutirão, Francisco José Alencar, serão realizadas avaliações clínicas, orientações e os devidos encaminhamentos – que podem ser o uso de medicamentos, disponibilizados pelas farmácias do Estado e do Município, ou indicação cirúrgica.

“Não existe cura para o Parkinson, mas existem tratamentos que podem conter os sintomas da doença, principalmente quando realizados nas fases iniciais. Por isso, a importância de um diagnóstico precoce”, explica Alencar.

O Mal de Parkinson é uma doença de ordem neurológica, crônica e progressiva. Os sintomas são variados, tais como rigidez muscular, tremor, desequilíbrio, constipação intestinal, insônia, diminuição do olfato e outros. Não se sabe as causas da doença, mas pesquisas apontam que ela pode estar associada a fatores genéticos e até mesmo ambientais, e que a idade é fator de risco.

Curso sobre a doença de Parkinson

Nesta sexta-feira (15), um curso gratuito sobre o Mal de Parkinson será realizado no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), de 18h às 22h, para profissionais de saúde interessados no assunto.

A ação é uma iniciativa da Clínica de Neurocirurgia do HGV, com organização da Liga Acadêmica de Neurologia e apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e Associação Reabilitar – organização social sem fins lucrativos.
Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.
Próxima notícia

Dê sua opinião: