Saúde

HGV passa a ter 20 leitos de UTI e cinco leitos de Cuidados Especiais

A ampliação foi inaugurada pela governadora em exercício, Margarete Coelho; secretário de Saúde, Francisco Costa e diretora do HGV, Clara Leal

Terça - 20/12/2016 às 17:12



Foto: Ascom Ampliação do HGV
Ampliação do HGV

A ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Unidade de Cuidados Especiais foram inauguradas na manhã desta terça-feira (20).  O Hospital Getúlio Vargas (HGV) possui agora 20 leitos de UTI e cinco leitos de Cuidados Especiais. A governadora em exercício, Margarete Coelho, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa e a diretora do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Clara Leal participaram o ato.

Para o secretário da Saúde, Francisco Costa, a ampliação dos leitos de UTI é extremamente importante para o HGV, porque a maioria dos procedimentos realizados no Hospital precisam de retaguarda de Terapia Intensiva e, com isso, aumenta o fluxo de cirurgias. "A abertura desses leitos vão ajudar, mas ainda não vão resolver. O Estado ainda tem uma carência muito grande de leitos de UTI, mas para o HGV são extremamente importantes. Hoje inauguramos também, a Unidade de Cuidados Especiais, o que vai permitir que o paciente possa sair da terapia intensiva de forma mais precoce e ir para um local intermediário, melhorando a rotatividade também dos leitos de UTI", destaca o secretário.

Ainda de acordo com Francisco Costa, está previsto para o primeiro semestre de 2017, a abertura de mais 20 leitos de UTI no HGV, mais 10 leitos no Hospital da Polícia Militar e 20 leitos em hospitais do interior do Estado como Oeiras e Picos. "Vamos fazer todo um esforço para que até o primeiro semestre de 2017 essas obras sejam entregues. O esforço é para descentralizar os serviços de saúde tanto na média como na alta complexidade", acrescentou Costa.

A diretora geral do HGV, Clara Leal, explica que a ampliação dos leitos e a inauguração da Unidade de Cuidados Especiais, irão melhorar a rotatividade dos leitos e beneficiar mais pacientes. "Não estamos apenas qualificando o atendimento, estamos também dando acesso à população a serviços altamente qualificados, que é o de Terapia Intensiva. Porque além dos quatro leitos novos, estamos inaugurando uma Unidade de Cuidados Especiais, com cinco leitos. Essa Unidade se destina a receber pacientes que estão em condições de sair da UTI e ir para Unidade Intermediária, possibilitando que mais pacientes se beneficiem com a UTI".

Clara Leal acrescenta ainda que a previsão é de que sejam abertos mais 20 leitos no próximo ano, totalizando 40 leitos de Terapia Intensiva no HGV. “O projeto de ampliação de mais 20 leitos já se encontra em fase licitatória”, explica.

Durante a solenidade de inauguração, a governadora em exercício, Margarete Coelho, visitou a Unidade de Terapia Intensiva do HGV e a Unidade de Cuidados Especiais. Para ela, é uma grande vitória, pois os leitos novos irão beneficiar 40 pacientes por mês.   “É uma inauguração importante por trazer ainda mais benefícios à população. O número de pessoas atendidas na UTI irá aumentar, mas sempre bem assistidos pela equipe competente do Hospital Getúlio Vargas. Nossa meta é ampliar mais ainda o número de leitos que já tem projetos em fase de licitação para que os pacientes tenham acesso a serviços especializados e de qualidade no atendimento", conclui. 

Fonte: Portal do Governo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: