Saúde

HGV opera 36 pacientes em regime de mutirão neste sábado (24)

Serão 30 cirurgias ortopédicas e seis procedimentos vasculares.
Fonte: CCOM | Editor: Redação 23/06/2017 13:01
Hospital Getúlio Vargas Hospital Getúlio VargasFoto: Ascom/HGV

Trinta pacientes serão operados neste sábado(24) em mais um mutirão ortopédico realizado pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV). Também serão realizados seis procedimentos no Serviço de Hemodinâmica.

Para a diretora-geral do hospital, Clara Leal, o mutirão é necessário para desafogar a demanda que é muito grande tanto de pacientes provenientes da urgência quanto do Ambulatório do HGV.

O lavrador Valdirenes Pereira dos Santos, 35 anos, é um dos pacientes que participarão do mutirão ortopédico. Ele conta que sofreu um acidente de motocicleta e fraturou a coluna, no município de Bertolínia-PI, foi transferido para o HGV porque é único hospital de alta complexidade que realiza o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a diretora-geral, 70% dos pacientes ortopédicos que são atendidos no HGV, foram vítimas de acidentes de trânsito. “Isso significa um gasto muito grande para o sistema público de saúde, pois além dos vários procedimentos que realizam, passam muito tempo internados”, explica Clara Leal.

O lavrador Lázaro José de Sousa, 57 anos, também vai participar do mutirão neste sábado(24). Ele caiu quando cobria um telhado de armazém. Ele fraturou a bacia e já passou por vários procedimentos. Ele fala que, no sábado (24), vai realizar mais um procedimento, dessa vez a cirurgia de quadril.

Os cirurgiões ortopédicos que irão participar do mutirão são Wilson Rodrigues, coordenador; Glauson Nascimento, Marcelo Sampaio, André Vasconcelos, Ayrana Soares, Francisco das Chagas, Neomar Soares e José Sampaio. Na área da Hemodinâmica, os procedimentos serão realizados pelo cirurgião vascular Martônio de Assunção.

Comentários

Matérias Relacionadas