Saúde

HGV implanta procedimento avançado contra varizes

O hospital será o primeiro da rede pública do Piauí a fazer esse tipo de procedimento.

Quinta - 16/02/2017 às 14:02



Foto: Ascom/HGV Hospital Getúlio Vargas
Hospital Getúlio Vargas

A equipe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebe, nesta sexta-feira (17), a visita do angiologista e cirurgião vascular Luzinei Monteiro, do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Ceará. O especialista coordenará um treinamento com os cirurgiões vasculares do HGV, apresentando a eles a moderna técnica para tratamento cirúrgico de varizes dos membros inferiores, conhecida por radiofrequência. O HGV será o primeiro da rede pública do Piauí a fazer esse tipo de procedimento.

“A cirurgia é rápida, segura e minimamente invasiva, feita por meio da inserção de um cateter onde a temperatura é controlada por radiofrequência, que aquece e contrai as paredes da veia safena doente obstruindo a passagem do sangue e fazendo com que o fluxo sanguíneo seja direcionado para outras veias saudáveis", explica o coordenador do evento, o médico Martônio Assunção.

Ele ressalta, ainda, os benefícios que a técnica traz aos pacientes. “A pessoa recebe alta mais cedo, podendo voltar às suas atividades profissionais de forma mais rápida. Além disso, a cirurgia provoca menos dor e inchaço em relação ao procedimento convencional. O pós-operatório é mais confortável, o risco de complicações é menor e a recuperação é mais eficiente”, resumiu o coordenador.

O treinamento ocorre no centro cirúrgico, com a participação dos cirurgiões vasculares Martônio Assunção, Nilo Luiz Filho, Rodrigo Ramos, Rodrigo Albergaria, Marcos Crisanto, Marcos Varanda, Valrian Feitosa, Germano Paz e Jesus Abreu.

Varizes

As varizes são veias dilatadas, localizadas principalmente nos membros inferiores, e causam, em geral, dor, sensação de peso e cansaço nas pernas ao fim do dia. Quando a doença é mais grave, pode ocasionar úlceras, trombose e até hemorragia.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: