Olhe Direito!

Olhe Direito!

HGV implanta primeiro serviço de videoenteroscopia do Piauí

Terça - 21/06/2016 às 17:06



Foto: CCom Hospital Getúlio Vargas, em Teresina
Hospital Getúlio Vargas, em Teresina
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) mais uma vez é pioneiro na alta complexidade ao ofertar o primeiro serviço do Piauí de exame por Videoenteroscopia por Duplo Balão.

“Com essa moderna tecnologia, o HGV incorpora mais um procedimento avançado em endoscopia digestiva, disponível somente em alguns centros especializados do país”, destaca o coordenador do Serviço de Endoscopia do HGV, Carlos Dimas.

Segundo o coordenador, a técnica permite a visualização total do intestino delgado, possibilitando a avaliação de estruturas não visualizadas pelos exames tradicionais. O procedimento dura, em média, de 40 a 90 minutos e consiste na introdução, por via oral ou anal, do enteroscópio (tubo flexível) que transmite imagens em alta resolução para um monitor, onde são gravadas.

“Agora, temos condições de visualizar, em tempo real, todo o intestino delgado e diagnosticar, com mais precisão e segurança, as possíveis patologias existentes, bem como realizar intervenções terapêuticas como retirada de pólipos, tratamento de hemorragias, dilatação de segmentos estreitados e fazer biópsias de lesões”, finaliza o coordenador.

Quatro procedimentos foram realizados na última sexta-feira (17), com a participação do médico gastroenterologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Cláudio Hashimoto, que auxiliou e orientou os profissionais do HGV na realização dos primeiros exames.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: