Saúde

HGV atende crianças para diagnosticar hanseníase e verminoses

A ação será nesta quinta (18) e sexta-feira (19).

Quarta, 17/05/2017 às 16:05



Foto: Foto:Ascom HGV Hospital Getúlio Vargas.
Hospital Getúlio Vargas.

Com o objetivo de promover ações integradas que possibilite a redução de doenças como hanseníase e geohelmintíases (verminoses), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nesta quinta (18) e sexta-feria (19), atendimento de 60 crianças das escolas municipais para detecção de casos suspeitos das doenças. A ação é realizada em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Serão atendidas crianças na faixa etária de 5 a 14 anos que foram examinadas pelos médicos da Estratégia Saúde da Família, na Atenção Básica, e foram detectados casos suspeitos das doenças. Para o coordenador da Clínica Dermatológica do HGV, Jesuíto Montoril, o objetivo é diagnosticar precocemente as doenças, esclarecer sobre a cura, detectar o possível foco e realizar o tratamento imediato.

No caso da hanseníase, Montoril explica que, se uma criança, nesta faixa etária, for diagnosticada com a doença, é porque existe um foco que está próximo a ela. “O importante, além de realizar um tratamento imediato, é detectar os possíveis transmissores da hanseníase. Geralmente, está muito próximo, ou na família ou na escola”, explica o médico.

As geohelmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas, principalmente, pelo Ascaris lumbricoides, Trichuristrichiuria e pelos ancilostomídeos. “Esses helmintos, causam morbidade e, às vezes, até a morte, porque afetam a situação de nutrição e os processos cognitivos, podendo, inclusive, causar complicações que exigem intervenção cirúrgica”, explica o especialista. Além do coordenador da Clínica, Jesuíto Montoril, participam da ação os dermatologistas do HGV, Tâmara Batista e Régio Santiago Girão, e os médicos infectologistas Amparo Salmito e Kelson Veras.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: