Saúde

HGV atende 30 pacientes em mutirão de cirurgia ortopédica neste sábado (18)

O terceiro mutirão do ano nessa especialidade será realizado neste sábado (18).
Fonte: CCOM | Editor: Redação 17/02/2017 12:09
HGV HGVFoto: Ascom

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove, neste sábado (18), o terceiro mutirão de cirurgia ortopédica que vai beneficiar cerca de 30 pacientes do Ambulatório Integrado e da Urgência. Este ano, o HGV já realizou seis mutirões em diversas especialidades, beneficiando 208 pessoas.

O pedreiro Raimundo Rodrigues, 43 anos, do município de Piracuruca, é um dos pacientes que participará do mutirão deste sábado. Ele sofreu um acidente de moto em 2012 e já passou por 10 cirurgias, sendo quatro delas no HGV. O pedreiro conta que, por causa do acidente, está a cinco anos afastado de suas funções e sobrevive do recurso que recebe do auxílio doença. "Espero voltar logo a trabalhar, tenho um filho pequeno para sustentar", desabafa Raimundo.

A cirurgiã ortopédica Ayrana Soares, que participa do mutirão, explica que a maior demanda é de pacientes do Ambulatório do HGV para retirada de fixador externo. “São pacientes com lesão óssea, que foram vítimas de traumas em acidentes e que, na Urgência, foram submetidos a procedimentos para colocação de fixadores externos e depois são encaminhados para o HGV para realizar cirurgias reparadoras de alta complexidade para restabelecer algumas funções perdidas em decorrência do trauma”, explica a especialista.

A iniciativa, segundo a diretora-geral do HGV, Clara Leal, faz parte de um conjunto de medidas, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para ampliar a capacidade de atendimento do hospital e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas e outras especialidades.

Participam do mutirão ortopédico, os cirurgiões Wilson Rodrigues (coordenador), Francisco das Chagas, Neomar Soares, Glauson Nascimento, Ayrana Soares, Raul Macêdo, Francisco Fábio e José Sampaio.

Cirurgias

Os mutirões de cirurgias do HGV já beneficiaram 1.500 pacientes em 2016 em diversas especialidades. Isso contribuiu para uma redução na fila em 70% e na diminuição do tempo de espera por um procedimento.

Comentários

Matérias Relacionadas