Política

Heráclito Fortes e Marcelo Castro disputam espólio de Eduardo Cunha

Foi disparado o sinal verde para uma das disputas mais acirradas no Congresso

Sexta - 08/07/2016 às 17:07



As lágrimas e a renúncia, ontem (7), do até então todo poderoso presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foram o sinal verde para uma das disputas mais acirradas que se tem notícia no Congresso.

Dois nomes do Piauí - Heráclito Fortes (PSB) e Marcelo Castro (PMDB) - aparecem na briga pelo espólio de Cunha, que pode implodir de vez o “Centrão” - bloco “informal” de partidos que dão sustentação do governo interino de Michel Temer na Câmara.

Além de um cabo eleitoral de peso: o amigo Michel Temer, Heráclito Fortes (PSB) tem aliados no DEM, PSDB e na banda do PMDB que apoiou Cunha, além do próprio PSB, 

Marcelo Castro conta com a simpatia de parcela significativa do PMDB, a que não reza na cartilha de Eduardo, além de excelente relação com outros partidos, inclusive de esquerda, como o PT - da presidente afastada Dilma Rtoussefff, de quem foi ministro -, PTB, PDT e PCdoB.

Quase uma dezena de nomes já aparece na mídia, concorrendo à eleição de quinta-feira (14), conforme decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), para um mandato-tampão de pouco mais de seis meses - até fevereiro de 2017.

Entre os deputados federais contados para substituir Waldir Maranhão estão o líder do PSD, Rogério Rosso (PSD-DF), aliado de Cunha e presidente da comissão especial do impeachment da Câmara que analisou o processo de Dilma Rousseff; o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), relator na mesma comissão; o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA); Rodrigo Maia (RJ) e José Carlos Aleluia (BA), que disputam a indicação pelo DEM. 

Também pelo PMDB, aparece o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Osmar Serraglio (PMDB-PR), que disputa com Marcelo Castro a indicação para a disputa, que terá ainda as candidaturas do primeiro-secretário da Câmara, deputado federal Beto Mansur (PRB-SP); o líder da PSOL, deputado Ivan Valente (SP), que vai marcar posição, sem nenhuma chance de eleição.

Os registros de candidaturas à presidência da Câmara terão que ser protocolados na Secretaria-Geral da Mesa até o meio-dia da próxima quinta-feira, mesmo dia da eleição.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: