Política

Helder Jacobina pede exoneração da Secretaria de Educação

O secretário entregou pessoalmente a renúncia ao governador Wellington Dias
Fonte: CCom | Editor: Paulo Pincel 31/03/2019 07:37
Governador do Piauí, Wellington Dias, com Helder Jacobina e Ellen Gera de Brito Moura Governador do Piauí, Wellington Dias, com Helder Jacobina e Ellen Gera de Brito MouraFoto: CCom

O secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina, pediu exoneração no início da noite de sábado (30), em carta assinada e entregue pessoalmente ao governador Wellington Dias. Em nota, o govcernador lamenta a saída de Jacobina e indica o técnico da Seduc, Ellen Gera de Brito Moura, para substitui-lo.

No documento entregue na resiência oficial no final da tarde de ontem, Jacobina alega motivos pessoais e profissionais para deixar o cargo, que ocupa desde o ano passado, quando a deputada federal Rejane Dias se afastou para se candidatar à reeeleição.

"A dedicação e empenho são fundamentais em tudo aquilo que nos propomos a fazer. Nos últimos anos me dediquei incansavelmente à Secretaria de Estado de Educação, buscando melhorar sua estrutura, gestão e, principalmente, a qualidade de ensino no Estado do Piauí", ressaltou o secretário, no que chamou de "Nota ao Público".

Jacobina explicou que está concluindo um mestrado e tem vários processos judiciais em andamento no seu escritório de advocacia que precisam ser acompanhados mais de perto. Por isso decidiu se afastar da Seduc.

"Hoje venho comunicar o afastamento da Secretaria. O motivo também é dedicação, só que dessa vez às questões pessoais. Estou desenvolvendo um trabalho de mestrado e necessito concluir pesquisa. Como advogado também preciso estar mais perto das ações em andamento em meu escritório, ao qual sempre me dediquei e construir minha vida profissional. Em tempo, também retorno à docência superior", justificou

"Agradeço toda a confiança do governador de servidores do sindicato e de todos os piauienses que veem na educação o caminho para o desenvolvimento... estarei à disposição sempre torcendo pelo sucesso do Estado do Piauí", concluiu a carta de renúncia.

A carta de renúncia

O governador aceitou o pedido do exoneração do secretário, lamentando sua saída. "Entendo seus anseios pessoais e profissionais e tenho certeza que esta foi uma decisão de grande reflexão para ele. Sei do seu empenho e dedicação ao longo desses anos e o agradeço por ter destinado parte de sua vida ao desenvolvimento do estado do Piauí", escreveu o governador emcomunicado divilgado pela Coordenadoria de Comunicação no começo da noite de sábado.

Leia a íntegra da nota de Wellington Dias:

"Venho informar que recebi com muita sensibilidade o pedido de afastamento do secretário estadual de Educação Helder Jacobina. Ele sempre foi uma pessoa de nossa confiança e esteve ao nosso lado em vários momentos de nossas gestões. Entendo seus anseios pessoais e profissionais e tenho certeza que esta foi uma decisão de grande reflexão para ele. Sei do seu empenho e dedicação ao longo desses anos e o agradeço por ter destinado parte de sua vida ao desenvolvimento do estado do Piauí.

Aproveito para anunciar a nomeação de Ellen Gera de Brito Moura, como seu substituto. Ele é servidor público concursado no cargo de analista de Sistemas Sênior, com graduação e pós-graduação em Computação. Atua também como professor e desempenhava o cargo de Superintendente de Ensino Superior da SEDUC, onde coordenava projetos importantes como: Pré-Enem Seduc, Canal Educação e a Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

A escolha de uma pessoa que já faz parte dos quadros gerenciais da SEDUC tem como finalidade dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento da Educação, sem prejudicar os projetos já em andamento. Ellen já conhece os planos, metas e tem a paixão necessária por uma educação de qualidade que venha contribuir com melhores índices e, consequentemente, melhor qualidade de vida para nossa população.

Wellington Dias
Governador do Piauí"

Comentários