Economia

Hauly fala sobre Reforma Tributária, em Teresina

Hauly defende a simplificação do sistema tributário que consiste, entre as propostas, a  unificação dos tributos de consumo

Terça - 24/10/2017 às 11:10



Foto: Ascom Palestra Reforma Tributária
Palestra Reforma Tributária

O relator da reforma tributária na Câmara, deputado Luiz Carlos Hauly esteve ontem (23) em Teresina a convite do deputado federal Júlio César (PSD)  para um debate sobre o modelo de tributação que propõe um desenvolvimento econômico sustentável e de inclusão social. O evento aconteceu no auditório da OAB Piauí e contou com a presença de autoridades, empresários, advogados, sociedade e de representantes de entidades de classe.

Hauly defende a simplificação do sistema tributário que consiste, entre as propostas, a  unificação dos tributos de consumo. Segundo o economista, a retirada dos impostos sobre a alimentação e remédios causará importante e positivo impacto na renda dos trabalhadores.

“Estamos pacificando, simplificando, indo a todos os estados, ouvindo governadores, empresários, trabalhadores, auditores. Chamo esse estudo  de reengenharia tributária tecnológica e de inclusão porque vai também tirar o imposto de comida, remédio. Só com a retirada dos impostos de remédios uma família que ganha dois salários mínimos vai ter um ganho de 15% que equivale a R$ 300 por mês”, explica.

O relator analisa que o novo modelo proporcionará a desburocratização, uma vez que será eletrônico e, servirá para coibir a corrupção e sonegação de impostos. Além disso, possibilitará empresas brasileiras obterem vantagens corporativas em relação aos produtos estrangeiros. Para o parlamentar, a carga tributária é o maior empecilho para  o desenvolvimento do mercado interno.

“Temos muitos impostos nas três bases do consumo que são propriedade, renda e consumo. Na base do consumo temos nove tributos e pretendemos reduzir para dois. O modelo diminui e combate a corrupção, sonegação, desburocratiza, simplifica e vai possibilitar às empresas brasileiras obterem vantagens corporativas com os produtos que vem de fora”, afirma Hauly.

O presidente da Frente Municipalista Brasileira, deputado federal Júlio César e o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles foram os debatedores da noite. “Estamos aqui para apoiar e discutir, inclusive, o aprimoramento do projeto do deputado Luiz Carlos Hauly. É um projeto moderno, dinâmico e que  fortalece os entes federados, contemplando os que mais precisam, que são os municípios”, disse Júlio César.

Fonte: Ascom Gab. Parlamentar Dep Julio Cesar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: