Esportes

Há dez anos, Brasil conquistava primeiro título da Copa do Mundo FIFA

No dia 12 de novembro de 2006, o Brasil vencia o Uruguai por 4 a 1 e conquistava seu primeiro título na Copa do Mundo FIFA

Sexta - 11/11/2016 às 16:11



Foto: Gazeta Esportiva Futebol de Areia
Futebol de Areia

No dia 12 de novembro de 2006, o Brasil vencia o Uruguai por 4 a 1 e conquistava seu primeiro título na Copa do Mundo FIFA, diante de quase 15 mil pessoas na arena montada nas areias de Copacabana. Após o terceiro lugar no ano anterior (a França sagrou-se campeã) e nove títulos do extinto Campeonato Mundial (1995,1996,1997,1998,1999,2000,2002,2003,2004) a Seleção Brasileira fez uma campanha impecável, vencendo todos os seus jogos com autoridade (foram seis vitórias, com 52 gols marcados e apenas 16 sofridos) e goleou a Celeste na decisão.

A conquista marcou o início da dinastia de uma geração que dominou o esporte por muitos anos, conquistando títulos ao redor do mundo, entre eles o tetracampeonato invicto do Mundial chancelado pela FIFA (Dubai-2009 / Marselha-2008 / Rio de Janeiro-2007 / Rio de Janeiro-2006). Ao todo, são mais de 60 títulos verde-amarelos nas areias.

Os jogadores que entraram para a história do futebol de areia, lembram com carinho da conquista inédita.

- Tínhamos um timaço, uma defesa que tomava poucos gols, um ataque muito forte - comentou Júnior Negão, capitão canarinho em 2006.

- Foi uma emoção muito grande. Viver aquele momento foi muito gratificante, temos histórias até hoje daquele título mundial - lembrou Mão, eleito 'Luva de Ouro' da Copa de Dubai 2009.

- Não teve adversário para a gente. Todos os jogos com goleada, vimos nossos adversários ficarem pelo caminho. A torcida abraçou a equipe - exalta o ex-goleiro Pierre.

Além do título, os jogadores Benjamin e Bruno Malias também receberam prêmios individuais, entregues por Daniela Mercury.

- Falar de 2006 é fácil, é falar de uma galera que veio para conquistar o mundo, de uma geração que se fechou em torno desse objetivo, um grupo muito unido - comentou Malias, 'Chuteira de Bronze' e 'Bola de Bronze' .

- Foi inesquecível, um título muito importante para o crescimento do esporte. Nossa seleção era uma família. Aquele título foi uma benção nas nossas vidas - disse Benjamin, 'Chuteira de Prata' e 'Bola de Prata' .

Dez anos se passaram. Hoje, o Brasil, sob o comando de Gilberto Costa, se prepara para a disputa do Qualifier Conmebol, que acontece em fevereiro do ano que vem, em Assunção (Paraguai). Estarão em jogo três vagas para a Copa do Mundo de abril, nas Bahamas , com seis países já classificados: Bahamas (sede), Polônia, Suíça, Portugal, Itália e Taiti.

Invicto na temporada 2016, tendo vencido os 17 jogos que disputou e vindo das conquistas do Sul-Americano (janeiro / Vitória-ES), Mundialito de Cascais (julho / Portugal), Mundialito Brasil (outubro / Santos-SP) e Copa Intercontinental, o Brasil busca a quinta taça para se igualar ao futsal e ao futebol de campo, que possuem cinco estrelas no peito.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: