Política

Guardas municipais estão sem identificação e porte de arma

O vereador Dudu (PT) denunciou esse fato durante a sessão na Câmara
Fonte: Assessoria parlamentar | Editor: Paulo Pincel 14/03/2018 17:33
Vereador Dudu (PT) Vereador Dudu (PT)Foto: Divulgação

O vereador Dudu (PT) denunciou nesta quarta-feira (14), durante a sessão na Câmara Municipal de Teresina (CMT), que os profissionais que atuam na Guarda Municipal de Teresina estão trabalhando sem a identificação profissional e, por consequência, sem o porte definitivo de armas de fogo que é expedido pela Polícia Federal (PF). A denúncia chegou até o parlamentar através dos próprios guardas.

Para fiscalizar essa situação, foi aprovado durante a sessão o requerimento do vereador solicitando que a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) preste esclarecimentos sobre a real situação da identificação e porte das armas dos profissionais que atuam na Guarda.

“Qualquer pessoa física ou jurídica só tem validade com sua identificação. E chegou até mim essa denúncia que os Guardas Municipais estão com problemas em relação a sua identificação. Por exemplo, se um Guarda for parado em uma blitz e não estiver devidamente fardado, ele não tem como se identificar, o que pode causar problemas, visto que o documento não se encontra atualizado, é uma questão legal. O que eles tinham era uma permissão, com validade de um ano, mas que já venceu. Sabemos que a questão do porte é regulada pela Polícia Federal e nós queremos saber como realmente está essa questão para que possamos, dentro das nossas possibilidades, atuar para que seja regularizada. Quem nos procurou, procurou porque está preocupado e com razão. Nosso requerimento vem para vistoriar e buscar soluções possíveis e resolutivas para esta questão”, afirmou Dudu.

Criada em janeiro de 2017 pela Lei Complementar n° 3.834, atualmente a Guarda Municipal conta com 115 profissionais atuando em pontos estratégicos de Teresina como o Parque da Cidadania, Complexo Esportivo Parentão, Parque Ambiental Lagoas do Norte, Centros de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul, além das praças da Bandeira, Fripisa, Rio Branco, Parque Floresta Fóssil e Mercado Central, garantindo assim mais segurança nas ruas para todos os teresinenses.

Comentários