Geral

Exonerado o guarda municipal que agrediu skatista

O caso ocorreu no ano passado e passou por um processo de apuração

Terça - 24/07/2018 às 13:07



Foto: Reprodução/Vídeo Momento da abordagem
Momento da abordagem

 Um guarda municipal de Teresina, de iniciais E.C.V da C, foi demitido após ser acusado de agredir um skatista em fevereiro do ano passado. A Prefeitura de Teresina publicou a exoneração Diário Oficial este mês.

O corregedor da Guarda Municipal, procurador Ari Ferreira, explica que após o ocorrido, a primeira medida adotada pela administração foi instaurar um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do guarda. O guarda também foi afastado de suas atividades, enquanto ocorria o processo administrativo disciplinar que investigou o caso.

Segundo Ari Ferreira, foi dado o direito de defesa ao Guarda para que todo o caso fosse esclarecido, tendo inclusive a representação de Advogado legalmente constituído. “A Prefeitura de Teresina não pode admitir este tipo de conduta, de truculência. A atitude de um guarda deve ser impositiva, mas não truculenta. Deve ser enérgica, ativa, jamais abusiva. O papel da Guarda é no reforço da segurança, mas de uma forma humanizada”, frisa o gestor.

O caso de agressão foi denunciado pela Associação Teresinense dos Skatistas. Um vídeo também chegou a circular por meio das redes sociais com a abordagem da Guarda no Parque da Cidadania.

Relembre o caso

No dia 18 de janeiro de 2017, um jovem identificado apenas como Jordean foi agredido com chutes e socos durante abordagem de um guarda municipal no Parque da Cidadania. A abordagem violenta foi registrada em um vídeo em que o skatista aparece já imobilizado e continua recebendo as agressões do agente.

O rapaz estava sem camisa e não portava nenhum objeto ilegal. Ainda assim, ele foi algemado e agredido com cassetete nas costas.  Após a divulgação do vídeo, a Guarda Municipal abriu uma sindicância para apurar os fatos.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: