Geral

Agenda 2030 recruta organizações do NE para curso Advocacy

Treinamento acontecerá em Brasília, tem custos bancados pela União Europeia

Terça - 14/05/2019 às 00:05



Foto: GT Seleção
Seleção

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) realizará, nos dias 12 e 13 de junho em Brasília, um curso presencial de Advocacy. O treinamento é voltado para membros do próprio GT e organizações das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que trabalhem com a questão de gênero. São 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (14/05), através do e-mail laura.cury@actbr.org.br. As instituições interessadas devem enviar carta de intenção com nome completo, e-mail e telefone para contato e aguardar a confirmação.

"O objetivo do curso é servir como capacitação e troca de experiência entre os participantes, estando programada, como atividade prática, uma visita ao Congresso Nacional", explica Laura Cury, assessora de Relações Internacionais da ACT Promoção da Saúde, que coordena o projeto. O curso é gratuito e os custos de passagem e hospedagem serão cobertos pela União Europeia, que apoia financeiramente o GT Agenda 2030. Posteriormente, o treinamento será realizado também no formato de educação a distância (EAD).

Advocacy é um termo em inglês, ainda sem tradução para o português, que engloba ações de pessoas ou grupos em defesa de uma causa. Tem como objetivo influir na formulação e implementação de políticas públicas, pressionando autoridades, formuladores de agenda e tomadores de decisão para discussão e adoção das medidas necessárias para sanar ou atenuar problemas e necessidades existentes na sociedade.

Sobre a Agenda 2030 – A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, adotado em 2015 por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil. Possui 17 metas globais para fortalecer a paz universal e alcançar três objetivos extraordinários: 1) Erradicar a pobreza extrema; 2) Combater a desigualdade e a injustiça; e 3) Conter as mudanças climáticas.

Sobre o GT Agenda 2030 – O GT Agenda 2030 é uma coalizão formada por mais de 40 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras que atuam no seguimento da implementação e monitoramento da Agenda 2030. O grupo incide sobre o Estado brasileiro e as organizações multilaterais, promovendo o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e às injustiças e o fortalecimento de direitos universais, indivisíveis e interdependentes, com base no pleno envolvimento da sociedade civil em todos os espaços de tomada de decisão.

Fonte: Alex Cunha

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: