Arte e Cultura

Grupos levam mensagem de paz ao XL Encontro Nacional de Folguedos

Segunda - 22/08/2016 às 20:08



Foto: Margareth Leite Boi Raízes do Maranhão
Boi Raízes do Maranhão

Além da dança, muitos grupos que se apresentaram o XL Encontro Nacional de Folguedos levaram ao público uma mensagem de paz. Na noite deste domingo (21), no placo Bumba meu boi, o grupo afro Ijexá reverenciou a cultura negra e defendeu o fim do preconceito. “Nós reverenciamos ​​​​​​​​​​​​​​​​​​a cultura negra, a autoestima da mulher negra. Fortalecemos nossa religiosidade. Nossa batucada leva cultura, cidadania e combate o preconceito. Estamos felizes em participar mais um ano dos Folguedos”, diz a coordenadora do grupo, Gardeni de Carvalho.

Na quadra, o grupo, que possui 25 componentes, dançou ao som da percussão, que trazia ainda o pequeno Enzo, de 3 anos de idade. “Temos que respeitar nossos negros, nossas crianças, nossos idosos e isso começa dentro de casa”, completa Gardeni. Antes deles, a noite foi aberta pelos repentistas Nonatinho e Antônio Marcus. Em seguida, o Balé Popular do Piauí, que há 34 anos faz parte da Escola Estadual de Dança Lenir Argento, apresentou o espetáculo “Samba do Malandro”, que animou o público no terceiro dia de festival.

O Bumba meu boi Brilho de Ilha, de Timon-MA, também se apresentou no espaço. Homens, mulheres e crianças tomaram a quadra representando o grupo afro Ilê Oxaguian, de Teresina. O Bumba meu boi Riso da Mocidade, de Timon-MA, entrou em seguida. Quem fechou a noite foi o Boi Raízes do Maranhão, de Codó-MA, que também levou à 40ª edição dos Folguedos uma mensagem de paz e de esperança. Esse é o sexto ano que o grupo participa dos Folguedos. Eles dançaram debaixo de chuva, invadiram as arquibancadas e convidaram o público para dançar.

Quem assistiu às apresentações elogiou a beleza apresentada pelos grupos. “Foi tudo muito bonito. É muito bom poder sair de casa e ter acesso a apresentações que ressaltam a nossa cultura popular”, diz a professora Ivaneide Lima, que levou os dois filhos para o evento.

Nesta segunda-feira (22), dez quadrilhas disputam o concurso que vai premiar as três melhores colocadas. As apresentações começam a partir das 18h30.

No palco Cabeça de Cuia, entre as atrações de domingo estavam as bandas Minamora, Solteirões do Forró e Cavalo de Pau. Hoje (22), acontece o show do cantor Dorgival Dantas. Na noite de encerramento do Encontro, tem ainda a premiação dos grafiteiros que participaram do concurso.

O XL Encontro Nacional de Folguedos é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: