Educação

Grupos de estudo apresentam seminário para intercâmbio de pesquisa

Fonte: UFPI | Editor: Cintia Lucas 30/08/2017 16:49
Grupos de estudo apresentaram pesquisas Grupos de estudo apresentaram pesquisasFoto: Divulgação UFPI

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidades (COMUM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Pesquisadores do Laboratório de Políticas de Comunicação (LapCom) da Universidade de Brasília (UnB) participaram de um seminário para o intercâmbio de pesquisas acadêmicas realizado nos dias 24 e 25 de agosto. As ações foram desenvolvidas no Campus da UFPI, em Teresina.

O primeiro dia de atividades foi direcionado à exposição de pesquisas realizadas pelos estudiosos pertencentes aos grupos. Primeiramente, os pesquisadores do COMUM apresentaram os trabalhos desenvolvidos, no âmbito do mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A líder do grupo piauiense, professora-doutorado Jacqueline Lima Dourado, apresentou a pesquisa de pós-doutoramento que desenvolve na Universidade da Beira Interior (UBI), situada na cidade da Covilhã, em Portugal que trata sobre a "Economia Política do Audiovisual: um estudo do padrão técnico-estético alternativo a partir de filmes produzidos no Piauí (Brasil)".

Jaqueline Lima Dourado

Em seguida, a vice-líder do grupo, professora-doutora, Denise Maria Moura da Silva Lopes, apresentou a tese de doutorado intitulada "Estruturas e dinâmicas do mercado brasileiro de TV por assinatura no processo de reprodução do capital".

A pesquisa de pós-doutoramento desenvolvida pela professora-doutora Juliana Fernandes Teixeira "Jornalismo audiovisual com e para dispositivos móveis: um estudo das aplicações dos smartphones nos processos e produtos jornalísticos das emissoras de televisão do Piauí" também fez parte da programação.

As dissertações de mestrado defendidas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM- UFPI) dos pesquisadores mestre Renan da Silva Marques intitulada "Rede Clube: movimentos estratégicos como processo de regionalização e manutenção de liderança no mercado", assim como o trabalho da mestra Mary Sandra Landim Pinheiro: "TV Antares e o processo de construção do modelo de TV Pública no Brasil", tiveram os resultados obtidos expostos.

Os trabalhos em andamento no PPGCOM-UFPI foram apresentados. Tratam-se das análises das mestrandas Denise Freitas de Deus Soares que versa sobre o "Jornal Nacional como espaço da hegemonia técno-estética da Rede Globo" e de Cristal Sá, intitulada "A apropriação da participação do público pelos telejornais piauienses: uma análise a partir da Economia Política do Jornalismo".

Grupos de estudo apresentaram pesquisas

Os projetos desenvolvidos no LapCom, relacionados à linha de pesquisa de políticas da comunicação, foram apresentados. A Coordenadora do Lapcom professora-doutora Elen Cristina Geraldes abordou as perspectivas teóricas e metodológicas usadas para discutir "As contribuições comunicacionais para a Lei de Acesso à Informação - perspectivas interseccionais de gênero, raça, identidade e orientação sexual".

O evento contou ainda, com as contribuições do professor-doutor Fernando Oliveira Paulino, da UnB, que participou on-line.

A professora-doutora Jacqueline Lima Dourado ressaltou o quanto a partilha de produções acadêmicas desenvolvidas nos grupos de estudos é essencial para fortalecer a ciência em nosso país. “Em um momento delicado, no qual, os institutos de fomento a pesquisa e as universidades passam por cortes severos. É essencial que os pesquisadores se unam, para que as produções sejam fortalecidas”, disse.

Comentários