Arte e Cultura

Grupo musical formado por detentas se apresenta em shopping

Asa Branca, Luar do Sertão, Diana e um pequeno trecho da Nona Sinfonia de Beethoven foram alguns do

Sexta - 08/07/2016 às 13:07



Foto: Sejus Apresentação da Banda Asacordes.
Apresentação da Banda Asacordes.
Asa Branca, Luar do Sertão, Diana e um pequeno trecho da Nona Sinfonia de Beethoven foram alguns dos clássicos da música interpretados pelas reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina que fazem parte da banda Asacordes, em apresentação nessa quinta-feira (7), no Teresina Shopping.

Há um ano, as detentas participam do projeto de ressocialização desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça e pela Gerência da Unidade Penitenciária, cujo objetivo é usar a arte como instrumento humanizador do ambiente prisional e criar uma alternativa para o distanciamento da criminalidade.

Essa é a primeira vez que um grupo musical formado por pessoas privadas de liberdade se apresenta em um shopping center no Piauí. José Ronaldo, regente e coordenador do projeto, fala que outras apresentações públicas da banda Asacordes estão previstas para este ano.

A reeducanda Maria Clementina, 34 anos, integrante da Asacordes, se emocionou ao ver a família na plateia do espetáculo. "Nunca é tarde. Nós somos donas da nossa própria história. É muito bom sentir que coisas boas virão por meio da dedicação que nós estamos tendo", relata Clementina.

Os instrumentos musicais usados pelas 19 detentas que fazem parte da Asacordes são clarinete, zabumba, triângulo, trompa, tuba, tarol, trompete, saxofone e pratos. Maria Luíza, auxiliar de Contabilidade, assistiu a toda a apresentação e acredita que o projeto é importante socialmente.

"Estou muito emocionada com a apresentação e feliz por elas estarem se dedicando a mudar. A música tem o poder de libertar e transformar. Então, é muito importante que essas mulheres tenham a oportunidade de se ressocializarem", diz Maria.

Fonte: Israell Rêgo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: