Geral

Gripe H1N1 faz a primeira vítima no Piauí

morte gripe aviária casos piaui

Sábado - 14/09/2013 às 16:09



A diretora de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Telma Evangelista, confirmou que um homem de iniciais P.M., de 54 anos, morreu vítima da gripe A, H1N1 em Teresina no mês de agosto. Segundo ela, os exames de necropsia ainda estão sendo finalizados, mas que 90% do diagnóstico já está fechado para o vírus Influenza A. 

“Ele tinha passado uns dias em São Raimundo Nonato e chegou com um quadro agudo no hospital em Teresina, com muita falta de ar e pediu para ser internado. No outro dia, o pulmão dele já estava totalmente coberto com uma substância branca. A causa do óbito foi Pulmão de Sara, mas sabemos que foi uma consequência do H1N1”, destacou a diretora.

A médica destacou que foram feitos exames laboratoriais que já confirmaram a doença e a família autorizou a necropsia para outros exames. “Alguns [exames] da necropsia também já confirmaram, mas ainda faltam outros resultados que estamos aguardando. Porém já posso dizer que está praticamente fechado como positiva para gripe A”, afirmou.

Ela disse que todos os cuidados já foram tomados tanto com a família da vítima que mora em Teresina, quanto com as pessoas que ele teve contato em São Raimundo Nonato.

“Implantamos protocolos em São Raimundo, pois ele tinha passado alguns dias por lá e que andou tendo contato com uma árvore cheia de pombos, que podem transmitir essa doença. Até porque a cidade também recebe muita gente de fora, é muito visitada e a doença pode ter chegado à região. Porém nenhuma outra suspeita foi confirmada”, enfatizou Telma Evangelista.

Primeiro caso no Piauí

Este é o primeiro caso de gripe H1N1 registrado no Estado este ano. Mas, no Brasil outros há registros da doença. O Brasil teve 1.754 casos da doença, segundo balanço do Ministério da Saúde até 25 junho. O estado de São Paulo, por sua vez, teve 1.367 casos confirmados, de acordo com levantamento do órgão estadual até início de julho. No Nordeste até então, o Maranhão, Ceará e a Bahia haviam registrado um caso em cada, porém sem mortes. No Piauí houveram suspeitas, mas este foi o único caso praticamente confirmado e com óbito.

“O vírus ainda circula e faz vítimas isoladas, mesmo não estando em um ciclo epidêmico, os cuidados devem sempre ocorrer. Temos que correr atrás para cortar essa transmissão. É lamentável perder uma pessoa na idade produtiva para uma doença como esta”, indigna-se a médica.

Sinais e sintomas da H1N1

Infecção aguda das vias aéreas que cursa com quadro febril (temperatura ≥ 37,8°C), com a curva térmica usualmente declinando após 2 a 3 dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. A febre geralmente é mais acentuada em crianças do que em adultos.

Os demais sinais e sintomas comuns são habitualmente de aparecimento súbito, como:
Calafrios;
Mal-estar;
Cefaleia;
Mialgia
Dor de garganta;
Artralgia
Prostração;
Rinorreia;
Tosse seca.

Fonte: cidadeverde

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: