Economia

Greve geral afeta aeroportos: veja os direitos dos passageiros

Anac garantiu que “irá reforçar a fiscalização ao longo desta sexta”

Sexta - 28/04/2017 às 12:04



Foto: Agencia Brasil Aeroportos param
Aeroportos param

A greve geral que afeta o Brasil nesta sexta-feira (28) também paralisa os funcionários de aeroportos e os passageiros estão em dúvidas sobre os seus direitos.

O G1 reuniu algumas determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e explica que as companhias devem seguir protocolos e procedimentos padrões previstos na resolução 400/2016.

Quando um voo atrasar mais do que uma hora, a companhia aérea deve disponibilizar aos passageiros acesso à internet ou a um telefonema. Para atrasos superiores a duas horas, a aérea também deve oferecer vouchers de alimentação. Já quando o período passar de quatro horas, o cliente ganha o direito a translado e hospedagem.

A Anac também determina que se passageiros que não forem alertados por telefone, e-mail ou sms sobre os eventuais atrasos ou cancelamentos dos voos antes de comparecerem ao aeroporto, ainda podem exigir que a viagem seja realizada por outra modalidade de transporte.

Segundo o G1, a Anac garantiu que “irá reforçar a fiscalização ao longo desta sexta” e encoraja os passageiros que se sintam desrespeitados ou prejudicados a realizarem uma denúncia no site do órgão ou pelo telefone 163, que funciona 24 horas por dia.

COMPANHIAS

A Azul disse que os clientes afetados poderão entrar em contato pelos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 887 1118 (demais regiões) para verificar suas opções, mas frisou que “programação dos voos permanece inalterada”.

A Avianca informou que isentará a taxa de remarcação e cancelamento de passageiros com voos confirmados. Para isso, eles deverão solicitar os procedimentos junto à Central de Vendas pelos telefones 4004-4040 (capitais e regiões metropolitanas) e 0300-789-8160 (demais localidades).

A GOL divulgou que clientes com voos marcados poderão remarcar ou postergar suas viagens programadas na data, sem custos, pelos canais de atendimento online ou pelo número 0800 704 0465.

A LATAM afirmou que passageiros afetados pela situação “alheia à sua vontade” poderão alterar a data e destino do voo, assim como solicitar reembolso sem a cobrança de taxas.

Fonte: Noticias leal Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: