Economia

Greve dos bancários entra no 11º dia e fecha 120 agências

Sexta - 16/09/2016 às 15:09



Foto: Divulgação O movimento de âmbito nacional iniciado na terça-feira (6) tem gerado muitas reclamações entre os clientes de bancos
O movimento de âmbito nacional iniciado na terça-feira (6) tem gerado muitas reclamações entre os clientes de bancos

A greve dos bancários completa 11 dias e mantém 120 agências fechadas nesta sexta-feira (16) no Piauí. Segundo balanço divulgado pelo Sindicato dos bancários do Estado do Piauí, 124 agências aderiram à paralisação no estado e 45 em Teresina.

O movimento de âmbito nacional iniciado na terça-feira (6) tem gerado muitas reclamações entre os clientes de bancos. Entre as reclamações mais frequentes estão a falta de envelope para fazer depósito, dificuldade para realizar o pagamento de faturas e atendimento específico.

A universitária Lana Beatriz que estava na agência do Banco do Brasil da rua Álvaro Mendes, no centro de Teresina, para realizar um depósito, diz que já vinha de outra agência porque não havia envelopes.

“Eu fui na agência do BB da Coelho de Rodrigues e não tinha mais nenhum envelope, a fila lá estava enorme”, conta a estudante.

A oitava rodada de negociações ocorreu nessa quinta-feira (15) em São Paulo, 12.608 agências e 49 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas em todo país. O número corresponde a 53% das agências no Brasil, de acordo com o sindicato nacional da categoria, Contraf - CUT.

A Fenaban manteve a proposta apresentada na sexta-feira (9), em que oferece reajuste salarial de 7% mais abono de R$ 3.300.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéa Passos, que participou da reunião, os banqueiros não apresentaram uma nova proposta.

 “Eles insistem no modelo de abono sem ganho real. E assim, o Comando Nacional, com unanimidade de votos, orientou manter a greve, com expectativa de aumentar a mobilização”, explica Arimatéa Passos.

A Fenaban manteve a proposta de 7% de reajuste nos salários e abono de R$ 3,3mil, durante essa oitava rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários. Sem mudanças, os bancários continuam em greve pelo 11° dia.

As principais reivindicações dos bancários são o reajuste salarial de 14,78%, aumento na PLR, nos vales refeição, alimentação, auxílio-creche/babá, piso salarial maior, 14º salário, fim das demissões – e ampliação das contratações –, melhores condições de trabalho nas agências digitais, mais segurança nas agências bancárias e auxílio-educação.

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: