Brasil

Greve da Previdência Social não afetará o pagamento do 13º dos aposent

greve previdencia não afetará pagamento do 13o dos aposentados e pensionistas

Segunda - 21/09/2015 às 16:09



 A greve dos servidores do INSS não vai afetar o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados, informou a Previdência Social. O pagamento começará a ser feito na conta dos segurados na próxima quinta (24), assim como os benefícios referentes ao mês de setembro. Recebem primeiro os que ganham benefício de até um salário mínimo (R$ 788, neste ano), conforme o final do cartão do segurado.

O extrato com o valor exato a que os aposentados terão direito já começou a ser liberado. A reportagem consultou dez deles e, em todos, já era possível verificar o valor que o segurado vai receber.

A consulta pode ser feita em www.previdencia.gov.br. Será necessário informar o nome completo, o número do benefício, o CPF e a data de nascimento.

A primeira parcela do 13º dos aposentos atrasou neste ano. Desde 2006, o pagamento era feito em agosto, mas o governo decidiu adiá-lo para este mês.

A greve dos servidores administrativos do INSS começou em julho. De acordo com Thiago Alves Dias, diretor do sindicato do setor, os trabalhadores esperavam a formalização da proposta do governo para, então, convocarem uma assembleia.

Com a paralisação dos servidores, a quantidade de benefícios concedidos em julho, início da greve, diminuiu 28,57% na comparação com junho, segundo a Previdência. Nas aposentadorias por idade, a queda foi de 45,23%. O benefício por tempo de contribuição diminuiu 29%. No Estado de São Paulo, a queda nas concessões em julho ante junho foi de 22,01%.

Fonte: folha.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: