Gravidez aos 40: Conheça técnicas reprodutivas

Cada vez mais mulheres têm optado pela gravidez tardia


Grávidas

Grávidas Foto: agencias

Recentemente em entrevista à revista ‘Contigo!’ a modelo e atriz Karina Bacchi revelou a gravidez do primeiro filho de produção independente. Karina se submeteu a um tratamento de fertilização in vitro. A atriz anunciou a gestação em sua conta no Instagram e em outras entrevistas declarou que teve de retirar as trompas e foi alertada pela médica sobre recorrer a algum tratamento caso desejasse ser mãe, mas que agora finalmente o sonho da maternidade foi realizado.

A modelo recorreu a uma clínica especializada em fertilização in vitro e recebeu o espermatozoide de um doador. Como Karina, muitas mulheres aos quarenta anos decidem ser mãe recorrendo a recursos médicos disponíveis. Recentemente a atriz Mariana Ximenes, de 35 anos, declarou o desejo em congelar os óvulos, pensando em uma gestação futura.

As mulheres querem ser mãe cada vez mais tarde

De acordo com artigo publicado pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), segundo dados do Ministério da Saúde, o número de nascimentos entre o período de 2000 e 2012 caiu 13,3% e 30% das brasileiras decidem ser mãe após os 30 anos de idade.

A justificativa na maioria dos casos é a preocupação com a vida profissional e estabilidade financeira que permita cuidar de um filho com todos os recursos essenciais.

Procedimento de congelamento de óvulos

O portal Trocando Fraldas esclarece que as mulheres que já apresentam o desejo de engravidar mais tarde, podem se submeter a procedimentos que garantam essa possibilidade. Um especialista em medicina reprodutiva pode ser procurado e exames podem ser indicados para verificar a reserva ovariana e, se a saúde está em dia, um procedimento de congelamento de óvulos pode ser indicado, lembrando que os óvulos podem ser congelados por até 10 anos.

O procedimento que Mariana Ximenez pretende seguir tem sido até mesmo uma alternativa em casos de mulheres que descobrem um câncer na fase reprodutiva. O especialista em reprodução humana, Rodrigo da Rosa Filho explica que o procedimento de congelamento de óvulos pode ser adotado nos casos de mulheres que têm desejo reprodutivo no futuro e que por algum motivo, incluindo um problema de saúde, precisam adiar esse desejo:

“O estímulo ovariano pode ser realizado em qualquer dia do ciclo menstrual e dura cerca de 10 dias. A coleta dos óvulos é realizada através de uma punção guiada por ultrassom via transvaginal.”

A maternidade aos 40 anos pode ser incrível

Muitas mulheres que se decidem pela gestação aos quarenta anos de idade acreditam que estão no melhor momento para cuidar de um filho e se sentem plenamente completas para exercer o papel da maternidade, o que não era possível na faixa dos 20 anos de idade.

Segundo os especialistas, uma gravidez após os 35 anos de idade já pode ser considerada gravidez de risco, mas se a mulher tem cuidado da saúde, pratica bons hábitos e realiza um bom acompanhamento médico, pode desfrutar de uma gravidez tranquila e de um bom parto.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: