Geral

Governo tem projeto para tratar das mudanças climáticas no Piauí

Programa Bolsa Verde Bolsa Verde Meio ambiente mudanças climáticas

Sábado - 12/03/2011 às 02:03



Foto: CCOM Os rios terão mais proteção com lei sobre mudanças climáticas
Os rios terão mais proteção com lei sobre mudanças climáticas
O projeto de lei que cria a Política Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza deve ser enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) até o fim de março. A informação é do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira.

A Política Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza associa práticas de preservação ambiental às políticas de proteção social. "O projeto deve ser enviado pelo governador Wilson Martins até o fim de março. Na Assembleia, ele passará pelos trâmites necessários, e a nossa expectativa é que a Política Estadual de Mudanças Climáticas seja implantada no Piauí até o fim do ano", explica Dalton Macambira.

O projeto da Política Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza prevê a criação da Bolsa Verde, uma remuneração no valor de R$ 120,00 cuja sistemática se assemelha à sistemática do programa Bolsa Família. O benefício será destinado a agricultores familiares responsáveis por evitar desmatamentos.

O projeto piloto do Bolsa Verde será desenvolvido na Área de Proteção Ambiental do Rangel, no município de Curimatá, Sul do estado. O local possui cerca de 27 mil hectares de mata preservada e foi escolhido por apresentar altos índices de degradação ambiental decorrentes de queimadas. O Governo do Estado estima que cerca de 200 famílias serão contempladas. "O projeto tem o objetivo de evitar queimadas e remunerar pequenos produtores para que possam cuidar do meio ambiente", esclarece Dalton Macambira.

O Bolsa Verde será desenvolvido com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Governo do Estado. Caso a iniciativa apresente resultados positivos, o Bolsa Verde deve ser expandido para todas as 11 zonas de proteção ambiental do Piauí.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: