Governo reúne gestores para garantir serviços essenciais no domingo de eleição

Até um grupo no whatsApp foi criado para agilizar a resolução dos problemas


Governador Wellington Dias em reunião no Palácio de Karnak

Governador Wellington Dias em reunião no Palácio de Karnak Foto: Paulo Pincel

Se depender do Governo do Estado e de outros órgãos como a Eletrobras-PI e o Samu, o eleitor do Piauí pode ficar - ou viajar - tranquilo, pois terá a garantia de que tudo vai estar funcionando 100% do domingo de eleição. Por sugestão do próprio governador do Piauí, Wellington Dias, foi criado um grupo no whatsApp, o “Eleições Piauí 2016”. O objetivo é agilizar o contato entre as autoridades, com a troca de mensagens via rede social, para resolver rapidamente eventuais ocorrências antes,durante e depois das eleições.

Na manhã desta quinta-feira (29), no Palácio de Karnak, o governador ouviu secretários e diretores de órgãos do Estado que vão atuar diretamente na manutenção de serviços essenciais, como energia, água, segurança, saúde, no dia das eleições, em todas as 224 cidades o Piauí.

Participam da reunião os gestores das secretarias de Governo, Segurança e Saúde, além de outros órgãos que também atuarão durante o pleito, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-PI, Instituto de Águas do Piauí, Eletrobras – Distribuição Piauí e Samu.

Antes de ouvir os auxiliares, o governador Wellington Dias adiantou que vai permanecer em Teresina no dia das eleições. E sugeriu, como forma de agilizar as soluções para os problemas no dia da eleição, que todos os órgãos diretamente ligados ao pleito façam parte de um grupo no whatsApp para trocar de mensagens e para informar sobre as soluções para as ocorrências registradas na capital e no interior 

Segurança

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, foi é o primeiro gestor a falar. E detalhou como vão atuar as Polícias Militar e Civil para garantir a segurança da população do Piauí

O delegado-geral de Polícia Civil, Riedel Batista, ressaltou que a partir de hoje até 5 de outubro, nenhum delegado não vai poder se deslocar de suas delegacias. “Férias, folgas e outras ausências estão suspensas”.

Saúde

A coordenadora do Samu, Cristiane Leal, explicou que os médicos estão trabalhando na regulação, mas a aeronave do Samu Aéreo não poderá ser usada porque é a Anac proibiu

Em relação aos atendimentos na Saúde, todos os hospitais públicos do Estado estarão de prontidão, inclusive os dez Hospitais Regionais, que também  estão com equipe escaladas até depois das eleições. O Laboratório Central também vai estar pronto e com equipes de sobreaviso, inclusive para fazer exames de amostras de águas que possam estar contaminadas.  

Energia

O Departamento de Operações da Eletrobras - Distribuição Piauí fez um mapeamento de todos os locais onde funcionarão seções eleitorais,  cartórios, para correção dos problemas de energia para que nenhuma interrupção possa acontecer no dia das eleições. Equipes vão estar de plantão na sede em Teresina e nas principais cidades do Piauí para resolução de problemas. Hoje, foi feita o desligamento programado da subestação de  Parnaíba para lavagem do local para a retirada do salitre, decorrente da maresia. Um  Plano de Contingência foi entregue ao governador Wellington Dias e ao presidente do TER-PI, desembargador Joaquim Dias de Santana Filho. A Eletrobras-PI disponibilizou para o governo os números dos celulares dos técnicos da empresa em cada região.

Água

O presidente da Agespisa, Raimundo Trigo, disse que a situação do abastecimento de água no Piauí “já esteve pior”. Segundo ele, desde o dia 11, um problema nos transformadores da Estação de Tratamento de Água do Distrito Industrial de Teresina prejudicou o abastecimento na zona Sul, que ele garantiu já estar sendo normalizado.

O excesso de sujeira acumulada na entrada do canal de coleta de água também prejudicou o restabelecimento do fornecimento de água na capital, mas que uma empresa foi contratada para fazer a dragagem do canal e logo todo o sistema de abastecuimento da cidade estará normalizado.                        

Sobre a falta de água no interior, Trigo citou a cidade de Simões, com problema de abastecimento. Também no interior, equipes de trabalho vão estar de plantão na Agespisa para corrigir eventuais ocorrências da falta de água.                 

Carro-pipas farão o abastecimento de água em municípios do interior, adiantou o  presidente do Instituto de Águas do Piauí, Herbert Buenos Aires, citando as cidades de Corrente, Parnaguá e Cristalandia, que têm problemas. Os poços perfurados pelo Instituto de Águas não tiveram vazão esperada.  Pior que isso: muitas bombas usadas para abastecer os chafarizes queimaram em algumas cidades e as oficinas no órgão não conseguem atender à demanda. Instituto está contratando privados para ajudar no conserto dessas bombas                        

Bombeiros

Em Teresina Parnaíba. Picos e Floriano, guarnições do Corpo de Bombeiros vão estar a postos. Equipes ficarão aquarteladas e outras de prontidão para chamadas de emergência.

Trânsito

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito, Arão Lobão, adiantou que as fiscalizações do órgão vão continuar, principalmente em relação ao consumo de bebida alcóolica ao volante, mas que uma preocupação do Detran-Pi foi justamente não interferir no processo eleitoral. 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: