Municípios

Governo obras da estação de tratamento de esgoto de Piripiri

A estação terá capacidade para tratar 60 litros por segundo.

Segunda - 03/12/2018 às 19:12



Foto: Helcio Ferreira Genival Sales faz visita obras da ETE de Piripiri
Genival Sales faz visita obras da ETE de Piripiri

O presidente da Agespisa, Genival Sales, visitou, nesse domingo (02), as obras da estação de tratamento de esgoto de Piripiri, cidade localizada a 160 quilômetros de Teresina. A ETE integra o sistema de esgotamento sanitário que está sendo implantado pela Agespisa, com recursos do governo federal, por meio da Caixa, na ordem de R$ 20 milhões.

A estação, em fase final de construção, terá capacidade para tratar 60 litros por segundo e está localizada no bairro Germano. As lagoas de tratamento, chamadas lagoas de estabilização, utilizam-se da luminosidade natural do sol para promover o tratamento biológico dos esgotos coletados.

Na primeira fase, a obra atenderá 60% da cidade, com 6.598 ligações domiciliares de esgoto. "Temos o objetivo de atender, posteriormente, 100% da área urbana", afirma Genival Sales.

Paralelamente à construção da estação de tratamento, estão sendo implantados 72,6 mil metros de rede coletora de esgotos. Esse trabalho já foi concluído no bairro Prado, prosseguindo agora no bairro Paciência. Em seguida, os serviços serão concentrados no bairro Fonte dos Matos. O projeto inclui ainda a construção de três estações elevatórias, 50 módulos sanitários (banheiros), 700 ligações intradomiciliares e 180 fossas sumidouros para famílias carentes.

“Como vereador, tive a oportunidade de planejar essa obra e lutar pelos recursos e, agora, como presidente da Agespisa, executá-la. É um projeto sustentável, sem agressão ao meio ambiente, que, além de saúde, trará mais desenvolvimento e valorização de imóveis no município de Piripiri", ressalta o presidente da Agespisa.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: