Cidade

Governo negocia permanência do Metrô em prédio da União

A sede do CMTP funciona no antigo prédio da Rede Ferroviária Federal, no Centro de Teresina

Quinta - 18/08/2016 às 12:08



Foto: Assessoria/Segov Sede da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos
Sede da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, e o diretor-presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), Antonio Luiz Sobral, estudam uma solução negociada para a ação de reintegração de posse movida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deseja ocupar o local onde hoje funciona a CMTP. O terreno, localizado na avenida Miguel Rosa, é cedido pela União, onde Merlong Solano esteve. A sede do CMTP funciona no antigo prédio da Rede Ferroviária Federal, no Centro.

Merlong Solano destaca a importância de manter a Companhia na sede atual, pela proximidade com a Estação Ferroviária de Teresina. “Estamos buscando um entendimento com a superintendência do Iphan no Piauí para não prejudicar o projeto de ampliação e modernização do metrô, para o qual já existem recursos assegurados, o que deve contribuir para a mobilidade urbana e, consequentemente, para melhorar a qualidade de vida da população”, afirma.

O diretor da Companhia, Antônio Sobral, esclarece que existe a possibilidade de compartilhamento. “Estamos negociando a utilização da área disponível, com a finalidade de ocupação tanto pela Companhia, quanto pelo Iphan, sem prejuízo das suas atribuições”, frisa.

Investimentos

Em fevereiro deste ano, a Secretaria do Tesouro Nacional deferiu o pedido do Estado do Piauí para realizar a contratação de uma operação de crédito interna, junto à Caixa Econômica, para investir na revitalização, modernização e melhoria do Transporte Público Ferroviário de Teresina.

O investimento total é de R$ 445,45 milhões, sendo que R$ 217 milhões já estão assegurados no Orçamento Geral da União (OGU), por meio do PROTRANSPORTE, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Mobilidade.

Visita à sede do CMTP em TeresinaVisita à sede do CMTP em TeresinaFoto: Assessoria/Segov

Fonte: Ascom/;SEGOV

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: