Geral

Governo libera recursos para produção de leite no Piauí

Acordo firmado entre SDR, Agência de Fomento e Emater garante R$ 1,2 milhão para o setor.

Quarta - 09/11/2016 às 17:11



Foto: Edna Maciel Gestores assinam termo de cooperação para viabilizar assistência técnica aos produtores de leite do estado
Gestores assinam termo de cooperação para viabilizar assistência técnica aos produtores de leite do estado

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o diretor-geral do Emater, Marcos Vinicius; e o presidente da Agência de Fomento do Piauí, Cesar Fortes, assinaram, nessa terça-feira (7), um termo de cooperação técnica  com o objetivo de viabilizar assistência técnica aos produtores de leite do estado. A assinatura do documento é resultado da última reunião da Câmara Setorial de Leite e derivados, quando o governador Wellington Dias anunciou a liberação de R$ 1,2 milhão para revitalizar a bacia leiteira piauiense.

O acordo prevê ações para promover o desenvolvimento da pecuária leiteira nas regiões de atuação, como financiamentos para investimentos no setor, implantação de unidades demonstrativas, utilizando técnicas adequadas e a capacitação de profissionais e produtores utilizando as melhores técnicas e metodologias aplicadas na produção de leite. 

“A Agência de Fomento está aportando recursos para o financiamento de projetos a fim de beneficiar os pequenos produtores. O diferencial é que, além do financiamento, também vai dar a assistência técnica, e o Emater possui corpo técnico treinado e com a habilidade na atividade leiteira. Nossa produção é mais forte na região Norte, porém, ainda temos muitos produtores desassistidos. Com a garantia de recursos pelo governo, poderemos realizar o trabalho com êxito”, destaca Walter Barros, engenheiro agrônomo do Emater.

O secretário Francisco Limma ressaltou que a  assinatura do termo é de grande importância porque, além de possibilitar financiamentos para incrementar o setor, vai viabilizar a assistência técnica aos produtores que têm potencial comprovado nas mais diversas regiões do estado e àqueles que estão ampliando negócios neste tipo de atividade. “Inicialmente serão beneficiados cerca de oito produtores só em Teresina, mas nossa meta é contemplar de 150 a 200 produtores com esses incentivos. A assinatura do termo atende a uma determinação do governador Wellington Dias e é uma demanda que vem sendo discutida na Câmara Setorial do leite com todos os segmentos envolvidos e que foi reiterada no último encontro com o governador”, acrescenta Limma.

O gestor acrescentou que, na ocasião, também foram discutidos temas que envolvem o incentivo a uma nova legislação voltada para inspeção e para o equilíbrio tributário e sobre a necessidade de um levantamento mais detalhado da situação da cadeia produtiva do leite no estado. Também ficou decidido que, em breve, será celebrado outro Termo de Cooperação, desta vez com a Embrapa Gado de Leite. 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: