Municípios

Governo lança Feirão de Imóveis para o litoral

Programa estadual agora contempla funcionários públicos municipais

Sexta - 18/11/2016 às 23:11



Foto: Ascom Feirão de Imóveis
Feirão de Imóveis

Servidores públicos de Parnaíba e municípios vizinhos também terão a oportunidade de financiar imóveis na região através do Feirão do Imóveis do Servidor. O lançamento da edição da feira no litoral é resultado de um termo de cooperação firmado nesta sexta-feira (18) entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Caixa Econômica Federal (CEF) e a Prefeitura de Parnaíba. São mais de 915 imóveis prontos, dentre casas e apartamentos, que serão colocados à venda no Dunnas Shopping, em Parnaíba de 29 de novembro a 3 de dezembro

“A casa própria é um sonho de todos nós. Não há um ser humano que não sonhe com a casa própria. Hoje o que estamos fazendo é um grande encontro entre o sonho da casa própria que o servidor público do Estado do Piauí tem com a Caixa Econômica que quer financiar e o Sindicado da Construção Civil que tem casas para vender. A seguridade que o emprego público oferece faz com que a Caixa possa diminuir aqueles juros que são decorrentes dos riscos, gerando financiamentos mais baratos”, destaca a vice-governadora Margarete Coelho, que presidiu o lançamento da edição em Parnaíba.

O Feirão de Imóveis do Litoral é uma ação do Programa Habitar Servidor. O objetivo do evento é oferecer e facilitar as condições de moradia aos servidores públicos estaduais e municipais, que atuam em Parnaíba e Luís Correia.

Para o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, o programa consegue conciliar os interesses do empresariado e do governo, trazendo resultados positivos para a economia e facilitando o acesso a casa própria. “Isso gera emprego, gerando renda, gerando aumento na arrecadação, receita para o Fundo de Previdência e, acima de tudo, realizando sonhos. O grande resultado disso é a satisfação dos servidores em adquirir, através desses feirões, suas casas e ao mesmo tempo ver o Piauí na contramão da economia dos outros estados e até mesmo da economia brasileira, com soluções alternativas e criativas. Nós estamos fazendo a economia do Piauí acontecer de forma diferenciada, aumentando empregos, aumentando renda.

O catálogo de imóveis inclui desde unidades do Minha Casa, Minha Vida até construções de alto padrão. Os servidores terão a oportunidade de adquirir os imóveis com descontos a partir de 5% e entrada parcelada em até dez vezes.

De acordo com o secretário de Administração, a movimentação de crédito promovida pelo feirão repercute diretamente na economia do Estado. “Na medida em que a gente vê novos empreendimentos acontecendo, de projetos imobiliários, a gente vê empregos sendo gerados, a gente vê materiais de construção sendo comprados e isso vai gerando direta e indiretamente arrecadação. Isso nos dá uma satisfação muito grande, pois além de realizar o combate ao desemprego estamos vendo aumentar nossa arrecadação própria”, explica Franzé.

Os servidores poderão financiar até 90% do valor total dos imóveis. Ainda segundo Franzé, a taxa de administração sobre os imóveis negociados vai para a capitalização do Fundo de Previdência. “A cada operação realizada, um percentual é destinado para o Fundo de Previdência. Uma receita nova para combater o déficit previdenciário que é hoje uma das primeiras preocupações do governador Wellington Dias e que ele tem colocado a equipe econômica e a equipe da previdência para estudar uma forma de encontrar soluções definitivas para que, no futuro, o Piauí não tenha uma situação semelhante a de outros Estados, onde praticamente está sendo inadministrável essa questão do déficit previdenciário”, informa.

I Feirão de Imóveis do Servidor

Em Teresina, o Feirão de Imóveis do Servidor superou as expectativas. Apenas nos dois primeiros dias, houve um número expressivo de servidores interessados em negociar os 1.903 imóveis disponibilizados por 28 construtoras que participaram do evento, que ocorreu de 31 de agosto a 3 de setembro, no Centro Administrativo. Ao todo, cerca de R$ 80 milhões foram negociados.

Feirão de automóveis

Paralelo ao feirão imobiliário, o Governo do Estado também lançou e estendeu o I Feirão de Automóveis do Servidor Estadual, prorrogado para o dia 20 de dezembro. A parceria entre o Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal e concessionárias de automóveis possibilita o financiamento em condições especiais para compra e troca de veículos novos e seminovos. O financiamento pode ser feito em até 60 meses com até 100% do valor do veículo.

Entre as outras vantagens estão a carência de até seis meses para o pagamento da primeira parcela, a possibilidade de não pagar a parcela em dois meses por ano, a garantia de quatro meses para veículos seminovos e taxas especiais a partir de 1,46% junto às instituições financeiras.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: