Governo lança a 67ª edição da Expoapi nesta segunda

SDR realiza a 2ª Feira da Agricultura Familiar Piauí Produtivo dias 7, 8 e 9 de dezembro


Governador do Piauí, Wellington Dias lança a 66ª Expoapi

Governador do Piauí, Wellington Dias lança a 66ª Expoapi Foto: Paulo Pincel

O Governo do Estado realiza nesta segunda (06), no Palácio de Karnak, às 11h, por meio da SDR, a solenidade de lançamento da 67ª Exposição Agropecuária do Piauí (EXPOAPI), com apoio da Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí (Avapi), Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ) e a Associação Piauiense de Criadores de Equinos (APCEQ).

Durante o evento, a SDR realizará a 2ª Feira da Agricultura Familiar Piauí Produtivo, que este ano ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no Pavilhão da Agricultura Familiar, com a participação de produtores dos 15 municípios onde foram realizadas as feiras este ano. 

O coordenador do PAA ( Programa de Aquisição de Alimentos), Durval Gomes, disse que a expectativa é de que o movimento seja ainda melhor que o ano passado. "Só de Teresina teremos produtores que participam das diversas feiras, como do Cinturão Verde, de produtos orgânicos, a do Turismo Rural e da Economia Solidária. Quem visitar o Pavilhão vai poder adquirir diversos produtos, como artesanato, bebidas, comidas e orgânicos em exposição nos 22 estandes, durante 3 dias” concluiu.

O evento, que acontece dentro da Expoapi, é realizado pela SDR com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Rural. 

Na abertura, no Parque de Exposição, está programada a solenidade de homenagem de entrega da medalha ao Mérito Agropecuário.  Em 2016, 22 personalidades, entre criadores, produtores e entidades foram homenageadas com a medalha pelos relevantes serviços prestados ao setor agropecuário do Piauí. Segundo o superintendente do Agronegócio, Filemon Nogueira, a Expoapi é reconhecida como a maior feira agropecuária do Nordeste, o que demonstra a tradição, competência e a evolução do produtor piauiense. O superintendente informa que este ano serão realizados oito leilões de animais de raças variadas, entre equinos, caprinos, ovinos e bovinos.

Também serão realizadas durante a Expoapi, atividades culturais, esporte e lazer, oficinas de qualificação com atividades focadas para o setor rural, e a tradicional vaquejada. “Esperamos que seja realizado um grande volume de negócios durante este evento, que é resultado da relação que se tem conquistado entre o Governo do Estado, por meio da SDR e as entidades representativas do setor privado piauiense”, afirmou Nogueira.

Segundo Ravi Lages, presidente da AVAPI, a final do circuito de vaquejada acontece de 7 a 10. "Com mais de R$ 70 mil em premiação, uma vaquejada interestadual e que temos certeza do sucesso”, avaliou.

O secretário Francisco Limma avalia que a Expoapi ocorre no final do ano como estratégia para repercutir as exposições regionais e mostrar a força da agropecuária e dos criadores do Piauí e destaca que esta é uma fase favorável para o Estado. “Este é um momento de animação no entorno da agropecuária, tanto na produção animal como na vegetal. Desde que nos tornamos área livre de aftosa, tanto estamos recebendo, como apresentando animais em várias feiras do Nordeste e de todo o país, inclusive, nos destacando com alguns grandes campeões, na área de ovinocaprinocultura, bovino de corte e do leite e equídeos”.

Limma destaca ainda que a EXPOAPI é uma vitrine para a apresentação da qualidade dos rebanhos do Estado e também um espaço de negócios, mas onde é permitida a apresentação dos animais e também de outros produtos relacionados, como insumos, maquinários, equipamentos agrícolas e outros produtos indispensáveis à agropecuária, além de ser local ideal para troca de informações e até  incentivo ao turismo.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: