Política

Governo federal reconhece a situação de emergência em 25 municípios do Piauí

Quarta, 26/07/2017 às 12:07



Foto: Francisco Gilásio Seca no Piauí
Seca no Piauí

O Governo federal reconheceu nessa terça-feira (25), o estado de emergência decretado pelo governador Wellington Dias no início de julho, em 25 municípios do semiárido piauiense por causa da seca que atinge várias regiões do Piauí, especialmente nos territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira. 

Anísio de Abreu, Aroeira do Itaim, Assunção, Avelino Lopes, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Caracol, Conceição do Canindé, Curimatá, Dom Expedito Lopes, Floresta do Piauí, Itainópolis, João Costa, Júlio Borges, Monsenhor Hipólito, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Pimenteiras, Santo Inácio do Piauí, Santana do Piauí, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Simplício Mendes e Vera Mendes.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil e pelas prefeituras vão poder agilizar as ações emergenciais para o abastecimento das populações já que não haverá a necessidade de licitação para a contratação desses serviços, além de permitir aos pequenos agricultores o acesso aos programas assistenciais, como o Bolsa Estiagem e o Seguro Estiagem, e à renegociação de dívidas junto aos bancos oficiais, como o Banco do Nordeste, do Brasil e Caixa Econômica Federal.

"Estamos fazendo o possível para diminuir os efeitos da estiagem nos municípios piauienses. Temos intensificado ações para garantir a captação, o armazenamento, bem como a distribuição da água e, assim, diminuir os efeitos da seca que se prolonga por sete anos", disse o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaías.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: