Geral

Governo Federal entrega 23,3 mil cisternas em outubro

programa cisternas distribui MDS

Sábado - 30/11/2013 às 16:11




Brasília  – O programa Água Para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, entregou 23,3 mil cisternas no Semiárido em outubro – média de 754 por dia. Com isso, já chega a 425 mil o total de unidades instaladas desde 2011 pelo governo na região, o que permite captar e armazenar 6,8 bilhões de litros de água da chuva para o consumo humano durante a estiagem.

A diretora de Fomento e Estruturação da Produção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Francisca Rocicleide da Silva, destaca o papel da água na qualidade de vida das famílias. “A política de cisternas vem contribuindo para modificar a área rural no Semiárido. A água é um instrumento importante porque ela é infraestrutura para qualquer relação de produção num espaço onde se tem pouca pluviometria, como é o caso daquela região.”







A meta do governo federal é entregar 750 mil cisternas até 2014. Do total de unidades entregues, mais de 317 mil são cisternas de placa, financiadas pelo MDS e por parceiros como a Fundação Banco do Brasil e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Cada reservatório construído com placas de cimento tem capacidade para 16 mil litros, suficientes para abastecer uma família de cinco pessoas por até oito meses e, assim, amenizar os efeitos da seca prolongada.

“Ao instituir o marco legal do programa Cisternas, há dois meses, o governo federal passa a reconhecer formalmente as cisternas como tecnologias sociais que permitem uma relação de convivência com o Semiárido brasileiro e com suas peculiaridades, sobretudo climáticas, de forma digna para as famílias que ali vivem”, afirma Francisca Rocicleide.

Além das cisternas para consumo humano, também fazer parte do Água para Todos as tecnologias de captação de água para a produção, conhecida como segunda água. Desde 2011, já foram entregues mais de 31,7 mil unidades. Em parceria com a Petrobras, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), neste ano, foram entregues mais de 19 mil cisternas de produção. O governo federal vai financiar a construção de 64 mil tecnologias até o fim de 2014.
 

Fonte: MDS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: