Governo avalia potencialidades hídricas em municípios do Piauí

DNOCS é o grande repositório clássico de todas as informações que dizem respeito ao barramento no Piauí


Paulo Roberto da Iluminação

Paulo Roberto da Iluminação Foto: GP1

O Governo do Estado vai realizar um levantamento das potencialidades hídricas no Piauí em estudo do Departamento Estadual de Obras Contra as Secas (DNOCS) que possam ser aproveitadas para viabilizar a prática de fruticultura irrigada e a piscicultura.

Integrantes da Coordenadoria de Fomento à Irrigação e da Coordenadoria Estadual do Programa de Recursos Hídricos estiveram na sede do DNOCS para solicitar ao órgão federal um levantamento de todos os projetos em andamento sobre a construção de barragens grandes, pequenas, perfurações de poços e outros projetos ligados ao tema.

Serão estudadas não somente os que estão em execução, mas também os com planejamento futuro. “Vamos buscar integrar esses projetos de forma planejada, para que a água seja usada na cultura de frutas e na piscicultura”, afirmou o coordenador estadual do Programa de Recursos Hídricos, Paulo Roberto da Iluminação.

O coordenador de Fomento à Irrigação, B. Sá, lembra que o DNOCS é o grande repositório clássico de todas as informações que dizem respeito ao barramento no Piauí. “Informações sobre projetos de perfuração de poços também serão colhidas no órgão”, conta o coordenador. Ele lembra que, além da produção de frutas e peixes, o projeto também vista melhorar o abastecimento de água em lugares onde ela é escassa. “Isso aconteceria através de desvios das barragens para os locais mais necessitados”, diz B. Sá.

Djalma Policarpo, coordenador estadual do DNOCS, explicou que o órgão vai reunir todos os seus técnicos e levantar o acervo disponível na área de recursos hídricos, seja na manutenção, na construção e de operacionalização dos reservatórios. “Vamos disponibilizar esse material para a equipe do governador, para que possamos sentar e ver as iniciativas e a efetividades desses projetos”, contou.

Feito isso, o governador Wellington Dias iria atrás dos recursos. Ele já iniciou contatos comerciais com uma equipe de Israel para que possa financiar o projeto. O país do Oriente Médio é conhecido mundialmente por apresentar soluções viáveis sobre o aproveitamento da água, que é bastante escassa no país.

O levantamento do DNOCS será entregue ao governador Wellington Dias nos próximos 15 dias, quando também os órgãos envolvidos terão novo encontro.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: