Geral

Governo estuda medidas para ajudar o Parque Nacional Serra da Capivara

Quinta - 18/08/2016 às 14:08



Foto: Foto: Gelson Catatau Governador e Margarete discutem medidas para manutenção do Parque Serra da Capivara
Governador e Margarete discutem medidas para manutenção do Parque Serra da Capivara

A possibilidade de fechamento do Parque Nacional Serra da Capivara preocupa o Governo do Piauí. Mesmo não tendo atribuição de mantê-lo, o Estado busca meios de contribuir, garantindo o funcionamento desse importante patrimônio da humanidade. O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho estão discutindo alternativas de repasse permanente de recursos do executivo estadual para custeio das atividades do parque.

"O Estado se dispõe a uma participação financeira e, a partir daí, um plano de investimento que possa permitir as condições de ampliar naquela região a presença de turistas", anunciou Wellington.

Uma das fontes estudadas para repasse são os créditos de carbono, um percentual que empresas destinam ao Estado como forma de compensar os danos ambientais causados pelas atividades que exploram.

"A maior fonte vem das empresas de energia eólica. Uma das opções é utilizar esses créditos na manutenção dos nossos parques. Por se tratar de um parque mantido com verbas federais, precisamos ver uma forma de viabilizar esse repasse", explica a vice-governadora.

A situação exige medidas de curto, médio e longo prazo. Atualmente, o governo contribui com o Parque Nacional Serra da Capivara por meio de convênios que, entre outras coisas, possibilitam a construção de estradas, facilitando o acesso do visitante.

O Parque Nacional Serra da Capivara é um parque arqueológico, inscrito pela Unesco na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de chapadas e vales abriga sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.

Na próxima semana, o governador Wellington Dias deve ter audiência com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para oficializar a parceria voltada para gestão e sistema de pesquisa, envolvendo Estado, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham). Uma das medidas prioritárias é a renovação do contrato entre Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Fundham para administração do parque.

Hotelaria

O governador anunciou que vai buscar parcerias com o Sistema ‘S’ para ampliar a rede hoteleira na região do Parque Serra da Capivara.

"Vamos ter outra agenda com o presidente nacional do Conselho do Sistema "S", o ex-ministro João Henrique Sousa, no sentido de prosseguirmos com o entendimento de ter um investimento com o Sesi ou Sesc, para instalar na região estrutura de hotelaria que venha a se somar com o setor privado, ampliando o número de leitos para turistas, mantendo uma visitação frequente naquela região" finaliza Dias.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: