Governo do Piauí firma parceria com cientistas alemães para pesquisas

governo do piaui serra da capivara


Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí.

Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí. Foto: Divulgação

Com a finalidade de atrair turistas e gerar desenvolvimento no Piauí, o Governo do Estado consolidou parceria com a equipe da TV Pública Alemã ZDF e os cientistas do Instituto de Arqueologia da Alemanha. Em meio às gravações no Parque Nacional Serra da Capivara, nesta quinta-feira (21), o governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho receberam os pesquisadores alemães Markus Reindel, Rainer Hutterer e Hermann Gorbahn, no Palácio de Karnak.

De acordo com o governador, a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades nas áreas da educação e do turismo ecológico são algumas das formas de atrair o turista europeu a conhecer os 912 sítios arqueológicos espalhados pelo Sudoeste do estado.

“Fico feliz com a relação de parceria que estabelecemos com a Alemanha, por meio do Instituto de Arqueologia da Alemanha, órgão vinculado diretamente ao Ministério de Relações Exteriores. Os pesquisadores relataram o quanto ficaram impressionados como a forma que o parque é gerido e conservado e, principalmente, como estão o encaminhamento das pesquisas. Tratando a proposta de manter essa parceria de uma maneira sólida e permanente, cujo o foco dado por um grupo de cientistas é a pré-história na área da alimentação. O Estado se colocou novamente como um parceiro por meio da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi)”, disse Wellington Dias.

“Estamos encerrando um convênio no valor de R$ 750 mil para manutenção de guaritas e conservação de estradas internas. São mais de 400 quilômetros de estradas. Atuamos também no entorno. As estradas de acesso estão asfaltadas, entregamos ha pouco mais de um mês, acesso pavimentado. Contribuímos ainda trazendo novos estudos, novas missões. É o que perseguimos nesse momento”, completou Maragarete.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: