Geral

Governo do Estado retoma obras de mobilidade urbana em Teresina

Teresina Obras Prefeito Firmino Filho Governador W.Dias PAC

Sexta - 27/03/2015 às 22:03



O governador Wellington Dias visitou o prefeito de Teresina, Firmino Filho, na manhã desta quinta-feira (26). Na ocasião, conversaram acerca das obras que serão retomadas em Teresina, dentre as quais umas já possuem recursos e outras que ainda estão em fase de elaboração de projetos e definição de fonte pagadora.

Os gestores trataram especialmente de obras de integração entre o PAC Mobilidade e a Prefeitura Municipal de Teresina, referente à mobilidade urbana; e outras de infraestrutura como calçamento, asfaltamento, viadutos.

Segundo o governador, “conversei com o secretário dos Transportes, Guilhermano, e ele me apresentou um projeto que pode ser uma solução para a Ponte do Meio, já acertamos com o secretário Marcos Antônio, da Prefeitura, para fazer um plano urbanístico de mobilidade da capital. O que eu quero nessa oportunidade é manifestar o compromisso de trabalhar junto com a Prefeitura de Teresina e junto com o Governo Federal”.

Dias afirma que esteve em Brasília com a presidente Dilma Rousseff e os governadores dos estados do Nordeste, para tratar das obras em andamento, especialmente as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que já estão pactuadas no orçamento da União e que já será iniciada a fase de liberação de recursos. “Fizemos um pleito junto à presidenta para que não haja o travamento de financiamentos por conta de problemas em gestões anteriores e também tratamos de questões de prioridades e ajustes fiscais”, explica o governador.

O governador cita como positiva a viagem a Brasília, pois conseguiu que sejam mantidas, mesmo com ajustes, as obras e programas que já estavam pactuados, como o Minha Casa, Minha Vida, e recursos para as áreas da saúde, segurança e recursos hídricos e manter abertas as operações de crédito.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, revela que “a nossa união se dá no momento certo, que é o início da gestão do governador Wellington Dias, temos como objetivo enfrentar a crise e unir os recursos, uma vez que a capacidade de investimento está reduzida, devido à necessidade de manter o equilíbrio da receita”.

Segundo Firmino Filho, as equipes do Estado e da Prefeitura estão se reunindo para resolver problemas de obras do sistema viário, para melhorar a circulação na cidade. “Temos a ponte do Meio, lá da JK; a segunda ponte Wall Ferraz, em que o governo está retomando as obras do tabuleiro e a Prefeitura vai licitar os acessos; o balão da avenida Miguel Rosa também já está licitado; temos o prolongamento da avenida Barão de Castelo Branco. São obras importantes que Teresina ganha muito com isso”.

Em relação à ponte do Meio, o prefeito ainda completa que “temos que buscar junto aos arquitetos soluções, inclusive ambientais, que minimizem os problemas, mas a ponte do Meio não pode ficar sem uso”.

O governador Wellington Dias também revela que novas obras estão sendo iniciadas com o intuito de beneficiar os bairros, como a ponte do Dirceu, a segunda ponte do Poty Velho e outra ponte que ligará a zona Norte à Universidade Federal do Piauí.

Ainda a respeito da mobilidade urbana, o governador adianta que “em relação ao Rodoanel, a Justiça Federal já retirou a liminar que estava impedindo a obra; houve um entendimento com o Incra e agora estamos acertando com o Banco do Brasil para retomar a obra ainda em abril. O Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina devem acertar com a Prefeitura de Timon e o Governo do Maranhão para ligar o Rodoanel ao município de Timon, e isso facilitará o trânsito de Teresina”.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: