Política

Governo do Estado recebe demandas do Movimento Sem Terra

MST Governo do Piauí demandas atende

Domingo - 17/04/2016 às 11:04



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Militantes do MST ocuparam a sede do Ministério da Fazenda, em Brasília
Militantes do MST ocuparam a sede do Ministério da Fazenda, em Brasília
Recuperação de estradas, aquisição de kits de irrigação, criação de um programa estadual de agroindústria para assentamentos, aquisição de terras para fins de reforma agrária, distribuição de tratores agrícolas equipados para assentamentos, criação de um programa de incentivo à piscicultura, parceria para que famílias assentadas tenham acesso a crédito de fomento, e fornecimento de energia elétrica para áreas de produção irrigada.



Essas foram algumas das pautas apresentadas por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que foram recebidos pelo secretário estadual de Governo, Merlong Solano, na sexta-feira (15), no Palácio de Karnak.



A reunião também contou com a presença de representantes do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Instituto de Terras do Piauí (Interpi); Superintendência de Relações Institucionais e Sociais; secretarias de Desenvolvimento Rural, Educação, e Transportes; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Eletrobras e Caixa Econômica Federal.



“Distribuímos as pautas entre os respectivos órgãos para encaminhamentos. No dia 15 de maio, teremos outra reunião para apresentação das respostas por escrito em relação a cada uma delas. Algumas já estão em andamento. Teremos ainda outro momento com o Incra e o INSS para tratar sobre questões relacionadas à previdência”, destacou Merlong Solano.



O MST também solicitou a ampliação do acesso da população camponesa à educação, através da construção de unidades escolares, concurso público específico para as escolas do campo, reforma e ampliação de nove escolas do ensino médio, implementação de projeto pedagógico específico para o ensino médio do campo, disponibilização de ônibus do programa Caminho da Escola, dentre outros assuntos relacionados à educação.



Todos os órgãos e autarquias convidados pela Secretaria de Governo para participar da audiência estiveram presentes. De acordo com a superintendente de Relações Institucionais e Sociais, Núbia Lopes, o encontro integra uma jornada de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realizada anualmente.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: