Geral

Governo do Estado lança Campanha contra Febre Aftosa nesta terça-feira

Adapi Febre Vacinação Aftosa Piauí

Segunda - 04/05/2015 às 15:05



Foto: Meio Norte Febre Aftosa
Febre Aftosa
O governo do Estado lança, nesta terça-feira (05), às 7h30, a Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, “Piauí Sem Aftosa”. O lançamento será feito na Fazenda Monte Santo, na Cacimba Velha, zona rural Leste de Teresina.

De acordo com o gerente de defesa sanitária da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Idílio Moura Fé, a campanha teve início no dia 01 deste mês e segue até o dia 31 de maio. “Neste período o criador deve comprar a vacina nas lojas de produtos veterinários, lembrando sempre de exigir a nota fiscal. Após vacinar o rebanho, o criador deve procurar um escritório da ADAPI, EMATER ou Secretaria Municipal de Agricultura com a nota fiscal da vacina, a ficha de Certificação de Vacinação Contra Febre Aftosa, o CPF do criador e a quantidade de animais de responsabilidade do criador, para fazer a certificação”, explica.

No primeiro período da campanha os animais que devem ser vacinados são os bovinos e bubalinos com até 24 meses. Já na segunda etapa da campanha, que será em novembro, todo o rebanho deve ser imunizado. O produtor rural que não comunicar ou não vacinar seu rebanho pode pagar multa que varia de R$ 60 a R$ 100 por animal.

Idílio Moura explica que existem duas classificações de zona livre da Aftosa. “Existe a certificação livre da aftosa com vacinação e livre da aftosa sem vacinação, como é o caso do estado de Santa Catarina, que já está completamente livre da doença. O Piauí e outros estados brasileiros estão livres da aftosa com vacinação. Temos que atingir a meta de 90,99% de bovinos e bubalinos vacinados para continuarmos livre da Aftosa”, complementa o gerente.

O Piauí foi considerado zona livre da Aftosa em maio do ano passado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) juntamente com Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e a região norte do Pará.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: