Governo do Estado inícia os repasses para co-financiamento da Saúde

Secretários Municipais de Saúde Orçamento Conselho Estadual


Governador Wilson Martins discursa durante reunião com prefeitos

Governador Wilson Martins discursa durante reunião com prefeitos Foto: Francisco Leal/CCom

A diretora da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Patrícia Batista, anunciou na manhã desta sexta-feira (3) que o Governo do Estado já iniciou os repasses financeiros referentes ao co-financiamento que foi firmado junto aos municípios piauienses, para reforço na assistência à saúde de todo o Estado.

“Os primeiros repasses foram feitos na última terça-feira (30). Todos os municípios serão beneficiados com esses valores a mais, que serão destinados diretamente do fundo estadual para o municipal, para que os gestores incrementem a assistência à saúde. Ao todo, durante todo este ano, o Governo do Estado destinará cerca de R$ 40 milhões para a saúde dos municípios, através do co-financiamento”, explicou Patrícia.

Ao longo de vários anos, os municípios vinham se organizando na luta pelo incremento financeiro através do co-financiamento, mas, sem sucesso. “É um momento de extrema alegria e emoção saber que, pela primeira vez, de fato, estamos vendo um compromisso com a saúde pública do nosso Estado e atestando que o co-financiamento já é uma realidade no Piauí”, pontuou a diretora Patrícia Batista, que também já presidiu o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde e acompanhou a luta de quase 10 anos para a execução do co-financiamento. “Eu acompanhei de perto a busca pela realização desse sonho, que, agora, se torna realidade”, disse.

Os valores foram acordados de acordo com a realidade de cada município. Os valores garantidos pelo co-financiamento serão um incremento importante junto ao orçamento de cada cidade. “É mais um investimento na saúde do piauiense. Está garantida a contrapartida estadual para a saúde de cada município”, ratificou.

Os primeiros repasses foram retroativos ao mês de janeiro deste ano. Mensalmente, durante os 12 meses do ano, serão destinados os valores do tesouro estadual para o tesouro municipal, que também serão monitorados pela Sesapi, através da Ducara. “Estamos construindo um instrumento de avaliação para verificar o impacto desse investimento, como uma espécie de monitoramento da Ducara, para saber como esse valor está sendo investido”, finalizou.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: