Geral

Governo do Estado e Prefeitura iniciam formação da Guarda Municipal de

Teresina Guardas Municipais Formação Acadepol Fábio Abreu

Segunda - 29/02/2016 às 16:02



Foto: Paulo Pincel Secretário de Segurança, Fábio Abreu
Secretário de Segurança, Fábio Abreu
O secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu, participou, nesta segunda-feira (29), da aula inaugural do Curso de Formação dos Guardas Municipais de Teresina. As aulas serão ministradas na Academia de Polícia Civil (Acadepol), por meio da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura da capital.

Ao todo, participam da formação 220 guardas convocados no concurso realizado pela Prefeitura de Teresina. O curso tem 300 horas/aula, com duração de 2 meses. “Essa é a 5ª etapa do processo de implantação da guarda municipal de Teresina. Nosso objetivo é nomear, até abril, 100 alunos que concluíram essa formação”, explicou o delegado Samuel Silveira, coordenador do Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, informando que os guardas serão treinados também em armas letais e não letais.

De acordo com o delegado Roberto Carlos, diretor da Acadepol, os alunos irão contar com a mesma estrutura utilizada no curso de formação dos delegados, agentes e escrivães de Policia Civil. “Durante o curso, os alunos terão acesso aos alojamentos, estande de tiros e com a grade curricular específica para eles”, informou o diretor.

“O Estado, por meio da Secretaria da Segurança, está oferencendo as instalações físicas e o quadro de pessoal para formação dos novos guardas. Nós já trabalhamos de forma integrada com as polícias Militar e Federal e acreditamos nessa integração. Por isso, é tão importante a parceria da Secretaria com a Prefeitura na formação desses guardas. Temos certeza que a utilização da nossa estrutura vai fazer a diferença na qualidade do profissional, lá no final, quando ele estiver a serviço da população”, disse o secretário.

Fábio Abreu ressaltou que a Segurança está estendendo essa parceria com as guardas municipiais de outras cidades. “José de Freitas, Demerval Lobão e Monsenhor Gil já demonstraram interesse em firmar parceria com a gente. Nossa meta é proporcionar a essas guardas treinamentos aqui na Acadepol para que eles fiquem habilitados a portarem armas e desempenhar bem o trabalho”, reforçou Abreu.

O papel da Guarda Municipal é garantir a proteção ao patrimônio público, tais como hospitais, escolas, praças públicas e prédios onde funcionam órgãos da administração. A guarda vai ficar servindo aos prédios públicos municipais e o Estado vai ter de volta os policiais que estão à disposição da Prefeitura de Teresina.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: