Saúde

Governo do Estado dobrará número de UTI

Com ampliação da assistência em alta complexidade, o Estado contará com mais de 300 leitos.

Terça, 31/01/2017 às 13:01



Foto: Paulo Barros Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde.
Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde.

De dezembro do ano passado a janeiro deste ano foram entregues 34 leitos de unidade terapia intensiva entre neonatal e adulto, até o fim de 2018, a expectativa é que a Secretaria de Saúde dobre o número, com a oferta de 150 leitos. Mais um enorme avanço na saúde pública do estado. Hoje a rede hospitalar pública do Piauí possui mais de 120 leitos de Terapia Intensiva.

Com a ampliação da assistência de média e alta complexidade, esse número irá mais que dobrar, chegando à 280 leitos, distribuídos nas quatros macrorregiões do estado. “Com os leitos de UTI entregues, poderemos, por meio de unidades equipadas e profissionais capacitados, ter condições de aumentar a capacidade resolutiva dos hospitais. Esse é o projeto do Governo do Estado de descentralizar os serviços de saúde para oferecer atendimento especializado e mais ágil, para resolver os casos de maior complexidade sem necessidade de transferência para a capital", afirma o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Serão expandidas  as UTIs Neonatal e adulta, de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional. As unidades aumentarão a resolutividade dos hospitais, evitando a necessidade de encaminhamento para a capital, no caso dos regionais e estaduais, e aumentando também a capacidade de atendimento na capital. A expansão se dá por meio de investimentos do Tesouro Estadual, emendas parlamentares e Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

Ao fim de 2016 e começo de 2017, a Secretaria de Estado da Saúde entregou 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; quatro leitos no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina; e mais 10 no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. E ainda, ao fim de janeiro, a entrega de 10 leitos neonatal no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.

Para o primeiro trimestre de 2017, a Saúde entrega 10 leitos de UTI adulta no Hospital Regional Justino Luz e mais 10 leitos de UTI Neonatal.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: