Geral

Governo do Estado discute retomada do Projeto Cinturão Verde

Alimentação Reunião Zona Urbana W.Dias SDR

Terça - 15/12/2015 às 15:12



Foto: g1/pi Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias
A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) reuniu 36 produtores do município de Teresina para discutir o retorno das atividades do projeto Cinturão Verde. O projeto foi iniciado ainda no ano de 2003, na primeira gestão do governador Wellington Dias, porém, perdeu força na gestão anterior. A medida agora é retomar os investimentos em campos produtivos e hortas comunitárias de famílias da zona urbana e rural da capital.

A reunião foi pautada no diagnóstico feito pela SDR nos últimos meses. Segundo o presidente da Associação da Agricultura Famíliar do Município de Teresina, Antônio Marcimiano de Souza, o projeto é uma forma de incentivar a produção e gerar renda para as famílias do entorno da capital. Ao todo, são mais de 36 comunidades e 6 mil famílias beneficiadas somente na capital.

"Esse projeto traz uma renda melhor para as famílias, muda a qualidade de alimentação, porque trabalhamos mais a produção orgânica de alimentos, que permite uma qualidade de vida melhor", conta o agricultor.

No diagnóstico da SDR, muitas comunidades atendidas estão com o cronograma atrasado e falta desde energia em algumas comunidades até as perfurações de poços que já eram para ter sido concluídas.

"A maioria dos projetos que identificamos está com problema. Há casos que não iniciou naquele período, não teve continuidade ou teve problema de poços que foram perfurados e arriaram, bem como locais que nem energia chegou. Tem situações, as mais diversas possíveis. Esse balanço ainda está sendo construído para que a gente possa ter um retrato exato da situação, hoje, e ter as bases para a retomada dele", explica o superintendente Adalberto Pereira.

O diagnóstico teve início no mês de setembro desse ano. Com o apoio da SDR, outras comunidades poderão dar entrada no projeto tendo incentivos como linhas de crédito para financiar produtos, perfuração de poços e aquisição de itens básicos para produção. "Estamos encerrando o ano de 2015 e já pensando na retomada do projeto para o início de 2016", diz o engenheiro agrônomo da SDR, Gilson Moura.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: