Geral

Governo do Estado decreta três dias de luto oficial pela morte de Mora

moraes souza luto governo decreto

Domingo - 04/12/2011 às 22:12



 O governador Wilson Martins decretou três dias de luto pelo falecimento do ex-deputado Antônio José Moraes Souza. Pai do atual vice-governador do Estado do Piauí, Moraes Souza Filho, o ex-deputado Moraes Souza faleceu em São Paulo, onde estava internado no Hospital do Coração, em razão de complicações renais.

Wilson Martins destacou a trajetória de Moraes Souza, “um homem comprometido com seu tempo e com sua terra” que muito se empenhou, sobretudo, pelo desenvolvimento econômico do Piauí. Wilson lembrou que teve o prazer de conviver mais diretamente com Moraes Souza, já que foram deputados estaduais juntos em uma legislatura (1995-1999). “Era uma figura que tinha uma visão privilegiada e sabia cativar as pessoas”, frisou Wilson Martins.

Antônio José Moraes Souza ocupou cadeira na Assembléia Legislativa do Piauí por cinco mandatos. Também foi uma vez deputado federal, além de secretário estadual de Indústria e Comércio em dois períodos: 1991-1994 e 1995-1998. Historicamente vinculado ao setor industrial, Moraes Souza foi presidente da Federação da Indústria do Estado do Piauí, a FIEPI, cargo que deixou em setembro passado.

Biografia

Antônio José Moraes Souza nasceu em Parnaíba no dia 15 de janeiro de 1937, filho de Joaz Rabelo de Souza e Joana Moraes Souza, líderes de tradicional família parnaibana com atuação tanto na área empresarial como na política. Era irmão do ex-governador Mão Santa e pai do atual vice-governador, Antônio José Moraes Souza Filho.

Tinha formação na área de contabilidade. Foi presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário, do Sindicato da Indústria Gráfica de Parnaíba e do Rotary Clube de Teresina. No campo empresarial, se notabilizou como presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), de onde integrou os conselhos deliberativos do Sebrae, Senai e Sesi. Foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ocupou a Secretaria de Indústria e Comércio no governo Freitas Neto e na primeira gestão de Mão Santa. Elegeu-se cinco vezes deputado estadual, pelo PDS (1982), pelo PFL (1986, 1990, 1994) e também pelo PMDB (1998). Ainda pelo PMDB, foi eleito deputado federal em 2002. Já com problemas de saúde, não buscou a reeleição em 2006.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: