Municípios

Governo do Estado amplia sistema de abastecimento de água em Floriano

A entrega oficial do sistema acontecerá no início de julho

Sábado - 03/06/2017 às 11:06



Foto: Governo do Estado do Piauí Estação de Tratamento
Estação de Tratamento

Floriano teve seu sistema de abastecimento de água ampliado. Uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura para a construção de dois reservatórios dobrou a capacidade de reservação de água, permitindo a regularização na distribuição em toda a cidade. Foram investidos na melhoria do sistema R$ 5,3 milhões.

Foram construídos dois grandes reservatórios, que já em estão em operação, um de 1500 m³ e outro de 800m³, além de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que ampliou a capacidade de tratamento em 30%. O prefeito Joel Rodrigues explica que com essa obra um antigo problema da cidade agora está solucionado. “Duas regiões importantes, região mais ligada ao bairro Campo Velho, conjunto Pedro Simplício como do Alto da Cruz eram regiões que tinham dificuldades por ser a parte mais alta da cidade e agora vamos estar com esse problema resolvido. Então muito gratificante pra nós essa importante parceria com o Governo do Estado resolvendo um problema que era grave e muito sério aqui na nossa cidade”, explicou o prefeito.

A ampliação do sistema permitiu que fossem feitas 1200 novas ligações de água, beneficiando cerca de 5 mil pessoas em seis bairros da cidade. Outra melhoria que está sendo realizada é a substituição da rede antiga de amianto por uma nova com canos de PVC.

“Existe ainda a necessidade de trabalhar mais algumas melhorias em Floriano, como ainda existe uma tubulação principal de amianto que ainda precisa ser substituída. A substituição já foi feita em um trecho, faltam apenas 5 mil metros, um trecho de certa forma pequeno, e ai acaba toda essa tubulação”, explicou o diretor geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Francisco Costa.

O diretor destacou ainda que o Governo do Estado está buscando alternativas para universalizar o serviço de abastecimento de água em Floriano com a construção de mais um reservatório. “Para atender ainda alguns bairros que têm alguma dificuldade como o conjunto Filadélfia e também o Zé Pereira, no bairro Meladão, já se está trabalhando para buscar recursos para a construção desse outro reservatório e ai se universaliza o acesso a água na cidade de Floriano”, disse Costa.

Esse terceiro reservatório está projetado para comportar 800m³  de água o que permitirá que Floriano deixe no passado os seus problemas de abastecimento de água mesmo nos bairros mais altos.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: