Olhe Direito!

Olhe Direito!

Governo do Estado amplia atendimento aos transplantados renais

Quinta - 30/04/2015 às 14:04



Foto: CCom Hospital Getúlio Vargas, em Teresina
Hospital Getúlio Vargas, em Teresina
A Secretaria da Saúde do Estado disponibilizará, a partir da próxima semana, duas salas e mais médicos nefrologistas para realizarem o atendimento ambulatorial dos transplantados renais no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A medida visa amparar os 287 pacientes que eram atendidos em um hospital da rede privada e que não renovou o credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) na oferta desse atendimento.

Na quarta-feira ( 29), o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretaria da Saúde, Alderico Tavares, visitou o HGV e acertou, junto à diretora-geral do Hospital, Clara Leal, a ampliação do atendimento, já definido o espaço em que serão feitos os procedimentos.

Os pacientes transplantados demandam acompanhamento médico regular e ininterrupto, com consultas agendadas mensalmente, para acesso aos laudos para uso de medicações de dispensação especializada. “Esse atendimento já vinha sendo negociado, porque requer mais profissionais, um maior número de leitos e a nefrologia atualmente atua no seu limite, então houve uma sensibilidade dos profissionais e uma negociação da Secretaria com os profissionais que se prontificaram a realizar os atendimentos no ambulatório do HGV”, explica Alderico.

O HGV já atende 62 pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise, realizando três sessões semanais, com 21 máquinas e mais 64 pacientes transplantados em nível ambulatorial. O serviço está em conformidade com os padrões de qualidade do processo de Acreditação Hospitalar, comentou a diretora-geral. “O serviço prestado pela Hemodiálise do HGV teve a qualidade comprovada pela consultoria realizada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), no último dia 23 de abril.”

Para o presidente da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Piauí, Luiz Filho, o atendimento oferecido pela Secretaria da Saúde traz tranquilidade para todos aqueles que têm nesse tratamento uma questão de vida ou morte. “Desse modo, ficamos felizes em saber que os pacientes transplantados que estão na época de trocar suas receitas de medicamentos terão o atendimento necessário”, disse.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: