Municípios

Governo decreta emergência em mais 12 municípios piauienses

governo calamidade estiagem municipios

Terça - 05/01/2016 às 11:01



Foto: reprodução Seca
Seca
 O Governo do Estado do Piauí decretou, no último dia 27 de dezembro, emergência em 164 municípios do Piauí, aumentando assim em 12 o número de cidades que já estavam operando com decreto (158). Com isso, 73% dos 224 municípios estão oficialmente sofrendo com a mais severa seca do Nordeste, que já dura cinco anos consecutivos. O decreto de emergência do Governo do Estado ainda precisa ser aprovado pela Defesa Civil Nacional.

“Em torno de 70% dos reservatórios (açudes) estão com um nível de volume de água muito baixo. Na barragem de Petrônio Portela, que abastece nove municípios na região de São Raimundo Nonato, está com abaixo de 10% na capacidade”, alerta o secretário de Defesa Civil do Piauí, Hélio Isaías.

A seca também deve atingir o rebanho de gado do Estado. A previsão é de que entre 20% e 30% dos animais não resistam a mais um ano sem chuvas. “A água que estamos levando à população, através do carro-pipa, está sendo dividida entre a população e os animais”, comenta Isaías.

Para evitar mais danos, o Governo do Estado tem restabelecido o funcionamento de poços que estavam em desuso, além de ter executado obras emergenciais no sertão. Agora em janeiro, a Secretaria de Defesa Civil vai usar R$ 12,5 milhões liberados pela Codevasf para adquirir patrulhas mecanizadas e outros equipamentos utilizados nessas ações.

Hélio Isaías lembra o período chuvoso na região Sul do Piauí já começou, mas as chuvas estão muito abaixo do esperado e por isso a seca se mantém. A previsão é de que em 2015 as chuvas permaneçam abaixo da média histórica.

Fonte: jornalodia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: