Cultura

Governo de Pernambuco cancela peça em que transexual interpreta Jesus

Pressão de parceiros fez governo desistir da apresentação
Fonte: Noticias ao Minuto | Editor: Redação 30/06/2018 17:27
O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do CéuFoto: Carta Campinas

O Governo de Pernambuco cancelou a apresentação da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" no Festival de Inverno de Garanhuns, que ocorre entre 20 e 29/7, devido à pressão de parceiros, que ameaçaram boicotar o evento. Em nota oficial divulgada neste sábado (30), o Governo do Estado afirmou que decidiu cancelar o espetáculo "diante da polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que o viabilizam".

Ao longo do texto, o Governo ainda afirma que "o Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar nossas expressões culturais e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito".

A diretora Nathalia Mallo classifica a proibição como censura e afirma que, apesar de estar fora da programação oficial, pretende levar o espetáculo até Garanhuns durante o Festival de Inverno, só que de forma independente."A classe artística pernambucana, que também milita pelas causas LGBT, pretende abrir uma campanha de crowdfunding para arrecadar dinheiro suficiente para que possamos nos apresentar. Eles não podem nos impedir de trabalhar", diz a diretora.

A peça, que recria a história de Jesus como uma transexual, também foi alvo de polêmicas no ano passado, quando teve apresentações canceladas em Jundiaí. Autora do monólogo, a inglesa Jo Clifford escreveu a peça como forma de lidar com sua religião quando decidiu mudar de sexo em 2006, aos 56 anos.Antes mesmo da emissão da nota oficial, o espetáculo já havia sido criticado pelo prefeito de Garanhuns. Em entrevista a uma rádio local na última sexta (29), ele afirmou que não cederia espaços da prefeitura para a encenação. Com informações da Folhapress.

Comentários

Matérias Relacionadas