Geral

Governo inicia a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023

PPA se alinha com o Plano Nacional e os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável
Fonte: Ascom Seplan | Editor: Da Redação 12/03/2019 15:41
Treinamento PPA Treinamento PPAFoto: Ascom Seplan

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou, na manhã desta terça-feira (12), o 1º Encontro sobre Elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O evento realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado foi direcionado aos técnicos que fazem parte da Rede de Planejadores do Estado Piauí (Redeplan). A RedePlan é composta por representantes das setoriais dentro do processo de planejamento do Estado.

O Plano Plurianual (PPA) é o documento que rege o Estado pelo período de quatro anos e visa elaborar e executar, de forma coordenada e otimizada, as ações necessárias para o desenvolvimento do Estado apontadas pelos próprios territórios.

De acordo com o assessor técnico da Seplan, Gabriel Favero, o PPA que começa a ser elaborado traz importantes inovações, e está focado em instrumentos que vão permitir o monitoramento e acompanhamento da execução das ações previstas. As equipes contarão com apoio de consultorias e de uma cooperação técnica internacional que trazem um pacote tecnológico que ajudará sobretudo na coerência entre as ações planejadas e os recursos orçamentários para a execução dessas ações. “O que a gente almeja é que esse PPA ele seja muito mais redondo, no sentido do que foi planejado como produto e do que existe como recurso para ser executado de fato e, posteriormente, a possibilidade da mensuração do impacto dessa ação a curto e médio prazo (que é a natureza do PPA), mas também a longo prazo, mostrando como essas ações acabam impactando e contribuindo com os indicadores pautados globalmente para o desenvolvimento sustentável” , explica.

Durante a reunião, foram apresentadas as metodologias que serão aplicadas para a elaboração do PPA e ainda um cronograma de atividades a serem desenvolvidas junto aos órgãos. Gabriel destaca a importância do envolvimento de todos os órgãos na construção deste instrumento de planejamento do governo. “É necessário o envolvimento de todas as secretarias pois é ali que constitui a pedra fundamental das ações que vão ser empreendidas ao longo dos próximos quatro anos”, reforça Favero.

Lis Elizabeth, diretora da Agricultura Familiar e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural na RedePlan, reforça a importância do processo de elaboração do PPA. “A gente precisa orientar a nossa ação e nós vimos claramente que temos instrumentos de planejamento que podem servir de base para o nosso trabalho, pra melhorar nossa elaboração. A nossa secretaria precisa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí e agora nós temos as consultorias para nos ajudar na evolução desse instrumento”, declarou.

Comentários